Título de capitalização: entenda se esse é um bom investimento

Saiba como funciona um título de capitalização e entenda se ele é um bom investimento.

Entre os diferentes tipos de aplicação, o título de capitalização é oferecido pelos bancos como um excelente negócio, que incentiva o cliente a guardar dinheiro ao mesmo tempo em que concorre a prêmios. Ouvindo essa informação do seu gerente, pode parecer algo que realmente vale a pena, no entanto, é preciso saber um pouco mais sobre o assunto para saber definitivamente se a proposta é uma boa ou não.

Tratando-se do seu dinheiro, é sempre recomendável que você saiba todas as informações sobre o investimento que está fazendo, principalmente aquelas que ficam escondidas. Veja como funciona a aplicação dos títulos de capitalização e entenda se ela é um bom investimento ou não.

Como funciona um título de capitalização

O título de capitalização é uma forma de investimento oferecida pelo banco onde o cliente tem conta corrente. Ao comprar um título de capitalização, o cliente terá um valor mensal debitado de sua conta, assim como uma poupança programada. Este dinheiro que é retirado, ao se acumular, tem um rendimento, assim como os demais tipos de aplicação, no entanto, neste caso, o rendimento é muito pouco, quase nada.

Durante o tempo estabelecido em contrato, enquanto o cliente tem os valores debitados de sua conta, ele também concorre a prêmios em dinheiro, assim como um bilhete lotérico. Por isso, é comum que esta aplicação seja chamada de ‘jogo’, uma vez que é preciso que o cliente pague para participar dos sorteios.

Além disso, diferente de uma poupança, na qual o dinheiro que foi depositado pode ser resgatado a qualquer momento, no título de capitalização há um tempo determinado para o resgate. Caso o cliente queira resgatar suas economias antes desse prazo, ele terá que pagar uma multa.

É um bom investimento?

Guardar dinheiro e ainda concorrer a prêmios em dinheiro pode parecer um bom negócio, mas na verdade, o título de capitalização não vale a pena e não é um bom investimento.

Ao mesmo tempo em que é importante guardar dinheiro, o rendimento do título de capitalização não é significativo; há outras maneiras de guardar dinheiro e ter um retorno maior, de acordo com o tempo que você deixa a quantia aplicada, como a poupança e o Tesouro Direto, ou ainda as contas digitais que têm rendimento sobre o saldo, como a NuConta e a PagBank.

Outra desvantagem é a impossibilidade de resgatar o dinheiro aplicado sempre que quiser. Nesta modalidade, é necessário esperar o fim do contrato para resgatar o dinheiro que foi investido. Sendo assim, se você precisar resgatar o dinheiro devido a alguma urgência, saiba que não será possível, a menos que você pague uma multa. Se o rendimento fosse bom, até poderia valer a pena esperar, porém, não é o que acontece, uma vez que o rendimento é muito pouco.

Com relação aos prêmios, vale saber que esses títulos também são comercializamos em lotéricas, fazendo com que o número de participantes sejam bem grande, o que diminui as chances de ser sorteado.

Além de tudo isso, os títulos de capitalização não são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que restitui ao aplicador até R$ 250 mil caso a instituição onde investia quebre. Sendo assim, caso o banco onde você tem os títulos quebre, todo o dinheiro que você já pagou será perdido.

Se você procura formas de investimentos que valem a pena, conheça a poupança, que é uma das formas mais fáceis e baratas de guardar dinheiro e ter rendimento, e outras 4 aplicações para começar a investir.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL