O que é um cheque cruzado?

Cruzar o cheque quando você faz um pagamento diminui os riscos de roubo deste dinheiro. Entenda os motivos e saiba preencher a folha de cheque corretamente!

Por-que-cruzar-um-cheque

O cheque é um tipo de pagamento à vista em que o dinheiro será resgatado por saque ou depósito no banco. Mas quando você cruza este título de crédito, está decidindo que a única maneira de fazer este pagamento será por um depósito em conta corrente, podendo ser realizado tanto na boca de um caixa físico, como por meio de um caixa eletrônico. E, assim, diminui os riscos de roubo do dinheiro.

Como o banco precisa dos dados de outra conta para realizar o depósito, será mais difícil outra pessoa com más intenções conseguir sacar o dinheiro, mesmo que o nome esteja assinado no documento.

Como cruzar o cheque

Você precisa preencher a folha corretamente, colocando o valor do pagamento, a data e a assinatura. Quando terminar, faça dois riscos paralelos na frente do papel, normalmente em um dos cantos de cima, conforme está indicado pelo número 1 na imagem abaixo:

cheque cruzado

Este é um cheque cruzado. Se quiser, pode escrever o nome do banco entre os dois riscos que traçar na folha.

O que é um cheque nominal cruzado

Para deixar o cheque ainda mais seguro, você pode escrever um cheque nominal e cruzado. Nesse caso, além de cruzá-lo, você deve colocar o nome de quem está recebendo o valor. Isso, além de obrigar que o cheque seja depositado, indica quem está recebendo o pagamento. Sendo um cheque nominal cruzado, o valor só pode ser depositado na conta de quem está indicado.

Vale saber que este cruzamento não pode ser anulado, ou seja, quem receber o pagamento terá que depositar o dinheiro somente em uma conta corrente. Mesmo que ele tente sacar o valor, o banco é obrigado a respeitar a decisão do emissor do cheque e fazer o depósito.

Por que o cheque cruzado é mais seguro?

Como ninguém conseguirá sacar o valor no caixa, você terá tempo de sustar o cheque e cancelar a transação caso ele seja roubado.

Fazer o cruzamento pode dificultar o recebimento do dinheiro, pois é necessário ir ao banco fazer o depósito e aguardar a transação ser compensada para conseguir usar o dinheiro. Mesmo assim, insista nessa opção, que costuma ser mais segura para você.

Quer saber como preencher um cheque pré-datado? Clique aqui e confira.

Domine tudo relacionado a sua conta



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL