Agente autônomo de investimentos: tudo o que você precisa saber

Este profissional ajuda o investidor na hora de direcionar o dinheiro nas aplicações que trarão um retorno melhor no futuro. Saiba mais! 

Quando são feitos da forma certa, os investimentos garantem uma renda maior no futuro de quem fez a aplicação. O ideal é procurar um banco ou uma corretora de investimentos e, por meio de uma assessoria, descobrir o perfil de investidor e entender mais sobre as aplicações que poderão trazer um retorno melhor à carteira de investimentos.

O agente autônomo de investimentos é um profissional certificado que prestará ajuda ao investidor e indicará as melhores de opções para investir, de acordo com o patrimônio disponível para fazer movimentações e o perfil do cliente. Um agente de investimentos deve conhecer o mercado financeiro de forma geral, incluindo as aplicações financeiras disponíveis que trarão mais lucros e a movimentação de ações na Bolsa de Valores, por exemplo.

Quem está começando a investir, mas não sabe bem como direcionar o dinheiro para fundos, títulos e ações, recorrer ao agente autônomo de investimentos é uma boa escolha. Um profissional com experiência no mercado de finanças entenderá mais sobre os riscos presentes em cada aplicação e ajudará o investidor na hora de direcionar o dinheiro da forma correta.

Veja abaixo onde localizar um agente de investimentos e conheça mais sobre o perfil desse profissional!

Onde encontrar um agente autônomo de investimentos

Os agentes autônomos de investimentos, também conhecidos pela sigla AAI, trabalham em parceria com corretoras e bancos de investimentos. Todavia, alguns desses profissionais atuam de forma individual, em escritórios próprios ou outros locais de atendimento. Grande parte dos agentes de investimentos são formados em cursos ligados à finanças, economia e administração, sendo que muitos deles já trabalharam em bancos e corretoras.

Vale lembrar que quem quer exercer a função de agente de investimentos precisa ter algumas certificações obrigatórias. A principal delas é a liberação pelo exame da Ancord, a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. O interessado precisa realizar uma prova na associação e acertar 70% das perguntas sobre o mercado financeiro, o cenário econômico e a ética profissional.

Além do teste efetuado pela Ancord, o agente autônomo de investimentos deve ter um registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e aderir ao código de conduta dos profissionais que atuam no ramo de investimentos. Quem deseja seguir na carreira de agente autônomo de investimentos não pode estar impedido de administrar seus bens pessoais por decisão da justiça e nem cumprindo pena por crimes.

Sendo assim, certifique-se de que o agente de investimentos escolhido tem todos os registros, certificações e requisitos obrigatórios antes de solicitar a ajuda necessária para fazer investimentos.

Como escolher um agente autônomo de investimentos

Além dos certificados e registros junto aos órgãos que administram a atuação de corretoras de valores, o AAI deve trabalhar em parceria com um banco ou uma empresa de investimentos. Ele não administrará recursos ou fará o depósitos de aplicações para o investidor. Cabe ao agente autônomo explicar os diferentes tipos de fundos, títulos e ações e, a partir do perfil do investidor, indicar quais serão as melhores escolhas dentro das corretoras em que atua.

Na hora de localizar um agente para entender mais sobre os investimentos, veja com quais bancos e corretoras ele trabalha, e sempre leve em conta o seu perfil de investidor. Portanto, se estiver começando, procure oportunidades em investimentos de baixo risco e, conforme for ganhando experiência, peça explicações ao agente de investimento sobre outros tipos de aplicações mais moderadas.

Entenda as etapas para começar a investir

Está pensando em começar a investir dinheiro? Saiba que é possível fazer aplicações com quantidades menores de dinheiro para garantir uma renda maior no futuro. Para conhecer mais sobre os investimentos disponíveis no mercado financeiro, veja aqui as melhores opções para iniciantes.

Se preferir, a Konkero possui um guia completo com os passos necessários para organizar sua renda e separar uma quantia para fazer investimentos. Descubra os passos para começar a investir!

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL