Carregando...

InícioPostsConsórcio - Carro

O que saber ao comprar um carro usado

O que saber ao comprar um carro usado

Lataria, pintura e indícios de acidentes são alguns dos itens que você precisa verificar antes de fechar a compra do veículo.  Comprar um seminovo pode ser uma boa opção para quem está disposto a procurar uma boa oferta e não quer gastar tanto quanto custaria um zero quilômetro. Como você comprará um veículo que já teve dono, […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Lataria, pintura e indícios de acidentes são alguns dos itens que você precisa verificar antes de fechar a compra do veículo. 

Comprar um seminovo pode ser uma boa opção para quem está disposto a procurar uma boa oferta e não quer gastar tanto quanto custaria um zero quilômetro. Como você comprará um veículo que já teve dono, precisa ter certeza que o carro está tão bom quanto o proprietário defende. Afinal, quem leva um usado sem saber dos possíveis defeitos, corre o risco de gastar mais do que o planejado.

O que checar no carro antes da compra

1. Parte interna

Veja se encontra manchas no estofado ou em locais escondidos, como no porta-malas. Dependendo do tamanho das manchas, pode ser sinal de que o carro passou por uma enchente. Na dúvida, pergunte ao proprietário. Observe também a qualidade do acabamento interno do veículo e do carpete. Questione o atual dono sobre possíveis desgastes, manchas ou buracos.

2. Lataria

Procure por ondulações ou áreas amassadas, pois elas podem indicar uma batida que o dono do veículo não revelou. Outro truque para descobrir esse tipo da informação é dar batidas leves na lataria prestando atenção no barulho. Se for diferente em algum ponto, desconfie. Para tirar a prova, pegue uma flanela, passe no carro e coloque um imã na região em que desconfia de algum reparo. Se o imã não grudar, pode ser sinal de excesso de massa na pintura, o que indica um conserto daquela parte do veículo.

3. Pintura

Analise a pintura com o carro seco e limpo, em um local bem iluminado. Assim, você consegue notar diferenças na cor, que são sinal de retoque. Logo, evite fazer esse tipo de avaliação em locais escuros ou de noite.

4. Amortecedores

Teste a suspensão empurrando o para-choque para baixo. Se o carro balançar duas ou mais vezes quando você soltá-lo, isso mostra que o amortecedor está desgastado.

5. Pneus

Marcas, como irregularidades na parte de dentro ou de fora do pneu, podem significar falta de alinhamento e balanceamento. Fique atento também se a quilometragem anunciada pelo vendedor está coerente com a situação dos pneus. Em muitos casos, ele pode dizer que o carro rodou menos do que é a realidade, mas você pode desconfiar dessa informação verificando o estado dos pneus.

6. Documentação

É possível verificar se o carro não foi roubado com o documento original. Basta conferir se o chassi e o número dos vidros são os mesmos do documento. Outra forma de descobrir se a situação do carro está regular é por meio do aplicativo Sinesp Cidadão disponível para sistemas Android e iOS. No programa, ao colocar a placa do veículo, o usuário consegue obter informações sobre roubos e furtos e identificar a procedência da venda do carro com mais segurança.

7. IPVA, licenciamento e multas

É fundamental que você verifique se o carro está com alguma dessas pendências. Afinal, se você comprar um usado que está com dívidas ou multas, terá que pagar o prejuízo futuramente. “Isso ocorre porque as dívidas acompanham o veículo, não o proprietário”, explica o advogado José Airton Carvalho Filho. Clique aqui para saber como descobrir essas irregularidades no veículo. Se mesmo assim você cair nesse golpe e precisar pagar dívidas antigas, saiba que é possível entrar com uma ação e pedir que o antigo proprietário devolva esse dinheiro.

8. Revisões obrigatórias e garantia

Por último, pergunte ao proprietário se o carro passou pelas revisões obrigatórias e ainda possui garantia. As revisões vêm indicadas nos manuais. Caso ele responda que fez todas as manutenções em uma oficina particular, peça para levar o veículo até lá ou traga algum amigo que entenda sobre o assunto.

Dica: além de avaliar todos estes itens, também é muito importante fazer uma pesquisa de preços. Conheça aqui alguns portais para pesquisar os carros usados e comparar as ofertas.

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes