O que você precisa saber sobre o empréstimo pessoal online

O empréstimo pessoal online é uma alternativa para conseguir dinheiro com menos complicação e taxas de juros menores. Entenda!

As pessoas têm a possibilidade de contratar empréstimos através da internet de forma simples, rápida e segura. Em um único cadastro, a proposta de crédito é enviada para diferentes bancos e financeiras, o que facilita na hora do cliente fechar o melhor negócio. Saiba mais sobre como funciona a solicitação do crédito online e evite fraudes.

Como funciona o empréstimo pessoal online

O empréstimo pessoal é um crédito oferecido por bancos e financeiras para quem precisa quitar despesas e contas pessoais que saíram do orçamento. Trata-se de um valor que deverá ser devolvido ao banco dentro do prazo estipulado em contrato para evitar uma possível incidência de juros por atraso e a negativação do nome de quem solicitou o crédito.

No caso do empréstimo pessoal online, as empresas atuam como correspondentes de outros bancos e financeiras que trabalham com o crédito. Ao fazer uma simulação no site, a proposta é encaminhada para diferentes empresas que avaliam se é possível liberar a quantia. Quando o cliente recebe a resposta das empresas, ele terá que escolher o empréstimo pessoal online melhor para o seu bolso.

É necessário apenas preencher seus dados pessoais para receber propostas de empréstimo sem sair de casa. A vantagem é que essa opção costuma ser rápida. A solicitação de propostas é gratuita e o usuário só paga os juros do empréstimo se achar que a proposta é interessante e resolver fechar o negócio.

Essa é uma boa opção em relação aos bancos tradicionais por oferecerem mais competição. Alguns conseguem até oferecer taxas de juros mais baratas, mas isso não é regra. Por isso, é importante comparar e localizar onde fará o melhor negócio.

Compare e contrate o empréstimo online

Uma alternativa para facilitar na sua pesquisa é utilizar os serviços online de comparação de empréstimo pessoal. Nele você recebe propostas - sem compromisso - de diversos bancos e financeiras.

Como funciona o empréstimo pessoal online em bancos

Quando você tem uma conta corrente que é usada com frequência, o banco sabe quanto dinheiro entra e sai todo mês. Com isso, ele conhece a movimentação da sua conta e calcula o valor que você conseguiria pagar por mês se pegasse um empréstimo pessoal, por exemplo. Então, o banco deixa um crédito pré-aprovado para você pegar no internet banking, que é o empréstimo pessoal online.

Quem precisa do dinheiro e tem essa grana aprovada, acessa o site ou aplicativo do banco e pede a liberação do crédito. Normalmente, o empréstimo cai na sua conta na mesma hora, sem necessidade de explicar a finalidade daquele dinheiro. Vale lembrar que a cobrança do empréstimo pessoal online dos bancos é feita por débito automático da sua conta corrente de acordo com as parcelas de pagamento do crédito.

Mas tanta facilidade tem um preço: as taxas de juros desse crédito estão entre as maiores do mercado. Isso significa que o crédito pessoal online é um dos mais caros que você poderia pegar. Para o banco, compensa liberar empréstimos porque você paga estas parcelas com os juros – e é aí que a instituição bancária ganha dinheiro.

Quais as taxas de juros do crédito pessoal online?

De uma forma geral, as taxas do empréstimo pessoal podem variar entre 1% e 26% ao mês. Como no empréstimo contratado online diversos bancos e financeiras são comparados, os juros podem variar. Entretanto, no processo de solicitação nas empresas, é possível encontrar a melhor oferta com mais facilidade. Compare as taxas do empréstimo online e só feche negócio se estiver de acordo com todos os valores da proposta. 

Prazo de pagamento do empréstimo

Nos bancos e empresas em que o empréstimo pessoal pode ser contratado online, o tempo de pagamento pelo valor solicitado pode chegar a 24 meses. O prazo irá depender da análise de crédito feita pelas empresas e do pagamento em dia das parcelas, lembrando que é possível renegociar o empréstimo se o orçamento ficar apertado durante o período.

Quem pode pegar um empréstimo pessoal online

Esse crédito está disponível para quem é maior de 18 anos. No caso dos bancos, é necessário ter conta corrente onde você vai solicitar o empréstimo. Alguns podem até exigir que você seja cliente há no mínimo um ano para liberar o empréstimo pessoal online.

Quais os documentos necessários para contratar o crédito?

Para solicitar um empréstimo pessoal online, os interessados precisarão enviar alguns documentos por meio de um link seguro enviado pela empresa de crédito. Após receber a resposta e escolher a melhor proposta de empréstimo, o cliente terá que enviar fotos de alguns documentos para que o contrato seja emitido e o dinheiro depositado. Entre os dados necessários estão: 

Nos bancos, a apresentação dos documentos é presencial, mas só é necessária se o interessado ainda não tiver uma conta corrente no banco. Caso contrário, basta liberar o crédito pré-aprovado, se houver, nos canais disponibilizados pelo banco.

Fique atento! As empresas não podem solicitar depósitos antecipados de valores. Isso é crime. Evite fraudes e só feche negócio com empresas confiáveis.

Vale a pena pegar um empréstimo online?

Na maioria das vezes, não. Como o crédito pessoal tem a taxa de juros muito alta, o valor da dívida fica maior do que seria em outros empréstimos, como um refinanciamento. E, por ter esse dinheiro disponível, você tende a agir no impulso e pagar mais por um empréstimo em vez de procurar outros caminhos.

Contudo, em alguns casos de emergência nos quais o empréstimo é uma opção mais barata que os juros do cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo, vale a pena contratá-lo para cobrir essas dívidas e evitar a negativação do nome.

Quais bancos oferecem empréstimo pessoal online?

Todos os grandes bancos como Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco e Santander costumam oferecer o empréstimo online por meio do internet banking. É comum o cliente de longa data já ter um limite pré-aprovado.

Caso esteja precisando de mais dinheiro que o crédito pré-aprovado disponibilizado pelo banco, você deve ligar para o gerente e negociar o aumento de limite. O mesmo vale para a taxa de juros. Vale negociar!

Onde contratar o empréstimo online?

A contratação do empréstimo pessoal online nos bancos para quem não é correntista pode ser feita por meio das empresas de crédito online que são correspondentes bancários, como a Finanzero, KeroGrana e a Lendico. Veja abaixo como solicitar o empréstimo em cada uma das empresas: 

Estou com o nome sujo. Posso solicitar um empréstimo online?

Antes de liberar o empréstimo pessoal aos clientes, os bancos fazem uma análise de crédito a partir dos documentos apresentados na solicitação. As empresas que fazem o empréstimo online avaliam se o cliente terá condições de pagar pelo valor do crédito no prazo escolhido. Como todas as dívidas e outras pendências do titular ficam atreladas ao documento, se o banco perceber que as chances de prejuízo serão grandes ao emprestar o dinheiro, o empréstimo será negado. 

No empréstimo pessoal online, a análise de crédito é feita em duas etapas: a primeira é feita direto na empresa em que a solicitação foi feita. Após escolher o empréstimo pessoal que cabe melhor no bolso, o banco analisará o restante das informações. Somente após a aprovação da análise feita pelo bancos dos documentos e do cliente, o valor ficará disponível.

O que analisar antes de pegar o crédito

Se mesmo com todas essas desvantagens você decidiu fazer um crédito pessoal, verifique quais taxas estão sendo cobradas. Em alguns casos, junto ao empréstimo são cobrados seguros que aumentam os valores das parcelas, mas ninguém te informa isso. Mas o seguro, por exemplo, é cobrado em todas as parcelas, sendo que esse valor muda conforme o prazo de pagamento o empréstimo e o crédito que foi liberado. Além dessas taxas, observe outros encargos e taxas adicionais cobrados pelo banco ou financeira antes de assinar o contrato. 

Então, antes de pedir a liberação do dinheiro do crédito pessoal online, leia atentamente todas as condições que estão no contrato e procure pelos seguros que serão cobrados.

Ficou interessado no empréstimo pessoal, mas não quer gastar muito na hora de solicitar um dinheiro extra? Saiba onde conseguir crédito pessoal com as menores taxas.

Empréstimo online: compare em diferentes bancos
Acesse nosso comparador de empréstimos e receba ofertas de várias financeiras.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL