Como pagar o Licenciamento do Veículo?

Pagar o licenciamento do veículo é muito importante para não ter problemas com seu carro.

Ter o licenciamento (CRLV) do veículo em dia é obrigatório. Se você for pego dirigindo com a documentação irregular, além da multa, provavelmente você terá o carro apreendido. Por isso é importante sempre levar o documento do veículo quando for dirigir e comprovar que o licenciamento e os demais impostos do carro estão em dia.

Para pagar o licenciamento, consulte o site do Detran do seu estado e informe-se sobre o valor da taxa e as agências conveniadas – como bancos, lotéricas e centrais dos Correios. Indo até um dos postos de atendimento com o documento original, uma cópia da carteira de habilitação (CNH), de um comprovante de endereço e do antigo CRLV, o motorista consegue fazer o pagamento e regularizar a documentação do carro. Você deverá receber o licenciamento uma semana após o pagamento.

Multas e IPVA

O licenciamento em dia também prova que você pagou todas as multas e impostos do seu carro. Isso porque, o motorista não consegue regularizar esse documento se ainda não quitou o IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT) e as multas (caso tenha alguma).

Para evitar problemas e apreensão do veículo, lembre-se: CRLV sempre atualizada e por perto na hora de dirigir.

Conheça a CRLV Digital

É fundamental que o motorista do veículo dirija sempre com o documento do carro. Isso garante que, em caso de paradas feitas por agentes de trânsito, você consiga comprovar que o carro está em seu nome e não possui pendências de pagamentos e licenciamento.

Uma forma de consultar esse documento é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para sistemas Android e iOS. Com ele, os motoristas também tem acesso à versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) direto pelo celular.

Utilizando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro do Veículo, o usuário consegue consultar a documentação do carro de forma prática e segura. Entretanto, a CRLV Digital está em fase de implantação, ou seja, antes de fazer o download do aplicativo, consulte o Detran do seu estado e descubra se o acesso à plataforma já está liberado.

Atrasei o licenciamento do carro. O que devo fazer?

Nesse caso, o motorista precisa regularizar a situação do veículo ou da moto o quanto antes para que consiga dirigir sem o risco de apreensão e de receber uma multa. Procure a Secretaria da Fazenda do estado que você mora e, mesmo atrasado, pague o licenciamento. O valor de emissão do documento em 2020 é de, em média, R$ 100, enquanto uma multa por falta de licenciamento em São Paulo custa R$ 293,47, sem contar as diárias do pátio que o condutor deve arcar pela permanência do seu veículo.

Assim como acontece com o IPVA, o CRLV tem uma data certa para ser renovado e ela varia conforme o final da placa do veículo ou da moto e o estado em que circulam. Por isso, além de acompanhar o calendário de pagamento do IPVA, fique atento às datas para fazer o licenciamento do seu veículo.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL