IPTU: pagar à vista ou parcelar?

Descubra qual a melhor forma de pagamento do IPTU e entenda como a parcela única pode te ajudar a economizar!

Não-recebi-a-guia-do-IPTU

Todo início de ano é a mesma coisa: escola das crianças, seguro do carro, IPVA e também o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. Todas essas contas de uma vez só!

Como não dá para fugir de nenhuma delas, é importante que você tenha organização para conseguir pagá-las sem sofrer tanto. No caso de impostos como o IPTU, o governo oferece duas formas de pagamento: à vista com desconto, conhecida como “cota única”, ou parcelada.

Mas o que vale mais a pena: pagar a cota única ou parcelar? É o que vamos te mostrar agora! Descubra se vale a pena pagar o IPTU à vista ou parcelar esse imposto.

IPTU: Cota única ou parcelada?

Essa questão vai depender de diversos fatores, o principal deles é o valor em dinheiro que você tem disponível para esse pagamento. Além disso, também é importante considerar o valor do imposto, bem como o desconto para pagamentos em cota única, que variam de um estado para o outro.

Enquanto em São Paulo quem paga à vista tem um desconto de 3%, no Rio de Janeiro, por exemplo, esse desconto sobe para 7%. Ou seja, nesse caso, se você estiver no estado do Rio de Janeiro e a grana estiver disponível, vale muito a pena pagar tudo de uma vez.

Agora, se você não está com folga de dinheiro e a diferença dos valores for pequena, considere parcelar. Afinal, essa pode ser uma opção mais tranquila de pagamento.

Lembre-se! Antes de escolher como pagar seu IPTU, confira o desconto oferecido no seu estado e veja se esse dinheiro não vai te fazer falta no final do mês. Leve em conta todos os seus gastos durante esse período e veja se vale a pena antecipar o pagamento total.

Onde fazer o pagamento do IPTU

As prefeituras municipais costumam fazer convênios com bancos e facilitar o pagamento direto no caixa das agências ou no internet banking. O boleto bancário do IPTU também pode ser emitido pela internet e nas subprefeituras de alguns municípios, mas você deverá confirmar com o órgão responsável a possibilidade de fazer a solicitação e pagar em casas lotéricas, bancos e aplicativos.

IPTU atrasado: o que fazer?

Atrasar o pagamento do IPTU gera multas e pode aumentar a dívida. Tente regularizar a situação o quanto antes, pois, caso não haja pagamento, você terá uma dívida ativa com o governo. Esse tipo de pendência não negativa o seu nome, mas permite uma execução fiscal – e isso pode fazer você perder seu imóvel comercial, carro ou qualquer outro bem.

O ideal é que o proprietário do imóvel ou do terreno vá até a subprefeitura do município em que o espaço está localizado e tente regularizar a dívida. Dessa forma, mesmo com atraso, você quita o IPTU e não corre o risco de perder o seu bem.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL