Carregando...

InícioPostsFinanças - Economizar

Saiba como fazer a cirurgia de redução de estômago de graça

Saiba como fazer a cirurgia de redução de estômago de graça

O Sistema Único de Saúde opera gratuitamente os pacientes que correm risco de desenvolver outras doenças graves por causa da obesidade. Confira as regras e veja como pedir a cirurgia bariátrica (redução de estômago).  No Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de redução de estômago (bariátrica) é feita gratuitamente, mas somente para pacientes diagnosticados com […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

O Sistema Único de Saúde opera gratuitamente os pacientes que correm risco de desenvolver outras doenças graves por causa da obesidade. Confira as regras e veja como pedir a cirurgia bariátrica (redução de estômago). 

No Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de redução de estômago (bariátrica) é feita gratuitamente, mas somente para pacientes diagnosticados com obesidade mórbida. Essa limitação tem um motivo: quem está classificado nesse perfil corre um alto risco de ter doenças graves e, por isso, recebe prioridade.

Como fazer a cirurgia bariátrica gratuita pelo SUS

É necessário ter mais de 16 anos e passar por uma consulta com um endocrinologista que avaliará seu caso. Este especialista pode ser credenciado na rede do seu plano de saúde ou atender no SUS. Mas é importante saber que a cirurgia só será feita no sistema público de saúde quando for a última opção. Ou seja, talvez você precise passar por um tratamento médico para tentar emagrecer.

Se o médico diagnosticar que o único caminho para sua doença é a operação, ele fará o pedido da cirurgia no SUS, mas você entrará em uma fila de espera para ser encaminhado a um hospital público. Vale lembrar que essa demora pode variar de meses a anos.

Quem tem direito à redução de estômago gratuita

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Dr. Almino Ramos, para estar na classificação de obesidade mórbida e fazer a cirurgia pelo SUS é necessário ter o Índice de Massa Corporal (IMC) igual a 40 ou maior do que isso.

Quem tiver IMC entre 35 e 40 pode fazer a operação se provar a necessidade. Ou seja, o paciente deve apresentar outros problemas que surgem por causa do excesso de peso, como diabetes, hipertensão, colesterol alto ou problemas ortopédicos.

O cálculo do IMC é feito assim:

Veja quanto é o seu IMC na calculadora da Konkero.

O que acontece depois da cirurgia

A redução do estômago faz o paciente comer menos porque o espaço para a comida no estômago fica bem menor. E assim começa a perda peso.

Existem vários tipos de cirurgia bariátrica: algumas retiram parte do estômago, enquanto outras grampeiam o órgão para que só parte dele seja usado pelo seu corpo.

O SUS também oferece cirurgia plástica pós-operatória para retirar o excesso de pele de quem fez a redução do estômago.

Como conseguir atendimento particular para uma operação bariátrica

O atendimento do SUS varia muito de cidade para cidade e nem todos os tipos de cirurgia são cobertos. Por isso, muitas pessoas têm optado procurar atendimento particular. Nesse caso, existem duas opções: fazer um empréstimo ou fazer um consórcio de cirurgia plástica.

No caso do empréstimo, existem várias linhas de crédito possíveis. É possível pegar um empréstimo pessoal no banco que você tem conta – mas os juros costumam ser altos.

Já no consórcio, a pessoa paga parcelas mensais e, quando contemplada, recebe uma carta de crédito para pagar a cirurgia numa clínica ou hospital particular. O interessante é que a pessoa pode escolher qualquer clínica que esteja dentro do valor.

É importante lembrar que a operação bariátrica não resolve tudo sozinha

Quem vai fazer esse procedimento precisa manter hábitos saudáveis antes e depois da cirurgia. O ideal é ir à consultas médicas com frequência e fazer exercícios regularmente.

Conheça outras cirurgias que você pode fazer pelo SUS.

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes