Como consultar o FGTS pelo CPF

Você pode consultar o seu FGTS pelo site da Caixa Econômica ou pelo aplicativo FGTS. Confira!

Se você quer saber qual o saldo do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), você pode fazer essa consulta de duas maneiras: pelo site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Confira o passo a passo de cada procedimento!

Consulta pela Caixa Econômica

Passo 1. Acesse o site da Caixa. Na aba “Benefícios e Programas”, clique em FGTS, na parte de “Benefícios do trabalhador”.

Passo 2. Em “O que é FGTS?”, clique em “Extrato do FGTS”, localizado na aba “Serviços para o Trabalhador”, no lado direito.

Passo 3. Na tela seguinte, você deverá fazer o seu login com o número do CPF, PIS/NIS ou e-mail, e a senha. Faça a validação e clique em “Acessar”. Caso você ainda não tenha se cadastrado, basta inserir os dados do login, fazer a validação e clicar em “Cadastrar/Esqueci Senha”. Você deverá informar alguns dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e número do RG.

Passo 4. Depois de fazer o login, na aba “FGTS”, clique em “Extrato”. Você poderá consultar o saldo total da sua conta na linha “Saldo”.

Caso você queira ver o seu extrato referente a todos os depósitos de todas as empresas onde trabalhou, é só clicar em “FGTS” e em “Extrato completo”.

Consulta pelo aplicativo FGTS

Passo 1. Acesse o aplicativo e faça o seu login, inserindo o número do seu CPF e a sua senha. Caso você ainda não tenha o aplicativo instalado no seu smartphone, faça o download no Google Play ou na App Store e conclua a configuração inicial, fazendo o cadastro na Caixa. Você também deverá responder algumas perguntas sobre seu histórico profissional, por questões de segurança.

Passo 2. Ao realizar o login, logo na página inicial, é possível ver o saldo de cada conta, isto é, o recebido de cada empresa onde você trabalhou, inclusive a atual. Também é possível ver o último depósito feito e um extrato detalhado, com as datas dos depósitos e os rendimentos, e ainda outras informações sobre o FGTS.

Documentos necessários

Além do número do CPF, outros documentos podem ser necessários para fazer essa consulta. Tais informações nem sempre são sabidas de cor, por isso, veja a lista de documentos abaixo que você pode precisar.

Caso você não tenha em mãos o seu Cartão Cidadão e não encontre o número do PIS nem no RG, e nem na CTPS, você pode fazer a consulta deste documento pela internet usando o seu CPF. Consulte aqui o número do seu PIS.

Outras formas de acompanhar o saldo do FGTS

Você também pode receber essa informação mensalmente, sem ter que fazer a consulta para saber qual é o saldo. No app, selecione a opção “Receba informações do FGTS por SMS” e insira o número do seu celular para receber informações sobre extratos e depósitos por SMS. Assim, sempre que houver um depósito, você será notificado.

Ou ainda, é possível acompanhar os recebimentos por meio das cartas enviadas pela Caixa pelo Correio a cada dois meses. Para recebê-las, é preciso informar o endereço residencial em uma agência Caixa, ou fazer a atualização do endereço pelo portal Acesso Seguro da Caixa, mesmo portal onde a consulta do FGTS pode ser feita. Para atualizar, basta fazer o login, clicar em “FGTS”, depois em “Atualização de endereço”, e depois em “Alterar”. Ou, se preferir, ligue no número 0800 726 0101.

O que é o FGTS?

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito de todo trabalhador com carteira assinada, seja de uma empresa privada ou um empregado doméstico. A cada mês, os empregadores depositam 8% do salário do trabalhador neste fundo, que pode ser sacado quando há demissão sem justa causa ou em outras situações mais específicas, como na compra da casa própria.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL