Dataprev INSS: como consultar benefício

Saiba como consultar benefício na Dataprev INSS e acompanhar a sua solicitação do auxílio emergencial ou auxílio-doença.

A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) é a empresa responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas para os programas sociais do país. É por meio dela que os diversos programas sociais e benefícios, como a aposentadoria, o seguro-desemprego e outros, funcionam corretamente.

Pela internet, a empresa disponibiliza diversos serviços, como o acompanhamento da solicitação de benefícios como o auxílio-doença, voltado para cidadãos que devem ser afastados do seu trabalho por alguma incapacidade, e o auxílio emergencial, benefício provisório para amparar as famílias que sofreram impactos econômicos durante a pandemia de covid-19, em 2020.

Saiba como fazer a consulta destes benefícios pelo portal Dataprev e saber como está o andamento da sua solicitação.

1. Consulta auxílio emergencial pelo Dataprev INSS

O auxílio emergencial é um benefício que busca amparar as famílias que foram afetadas pelo impacto econômico gerado pela pandemia do coronavírus. Sendo um auxílio provisório, tem a duração, até o momento, de apenas três meses, e começou em abril de 2020.

Para saber se a solicitação do auxílio foi aprovada ou não, é possível acessar o site da Dataprev e consultar o andamento do requerimento. Confira no passo a passo abaixo como fazer essa consulta.

Passo 1. Acesse o site do Dataprev e clique em “Consulte a sua situação do auxílio emergencial”.

Passo 2. Insira o seu CPF, o seu nome completo e o nome completo da sua mãe. Insira também a sua data de nascimento e faça a validação do acesso. Depois, clique em “Enviar”.

Passo 3. Na tela seguinte, será possível ver as etapas de solicitação do benefício, desde a inscrição até o envio para a Caixa Econômica. Também será possível ver o resultado, caso já tenha saído, e verificar a compatibilidade com todos os critérios de elegibilidade. Caso você tenha sido reprovado, você poderá verificar qual dos critérios exigidos não foi cumprido.

2. Consulta auxílio-doença pelo Dataprev INSS

O auxílio-doença é voltado para cidadãos que tiveram que ser afastados de seus trabalhos por alguma doença ou acidente que gerou uma incapacidade temporária para a atividade profissional. A solicitação do benefício deve ser feita pelo Meu INSS, e seu o acompanhamento pode ser feito pelo portal Dataprev, assim como o agendamento da perícia médica.

A consulta pelo site do Dataprev é muito simples, podendo ser feita em poucos passos. Confira o processo abaixo.

Passo 1. Acesse o site do INSS e, na parte da “Acesso Rápido”, selecione a opção “Benefício por incapacidade: resultado”.

Passo 2. Na tela seguinte, você deverá informar os dados solicitados. Portanto, insira o número do benefício ou do requerimento, a sua data de nascimento, o seu nome completo e o seu CPF. Faça a validação do acesso e clique em “Imprimir”.

Passo 3. Confira o resultado do seu requerimento, sabendo se ele foi aprovado ou indeferido.

Quais outros benefícios posso consultar pelo Dataprev?

Até o dia de elaboração desta matéria, apenas os benefícios do auxílio-doença e o auxílio emergencial podem ser consultados pelo portal Dataprev. Demais benefícios, como o salário-maternidade e a aposentadoria, devem ser consultados pelo Meu INSS.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL