Como escolher um curso superior em tecnologia

Saiba como escolher um curso superior no nível tecnólogo. 

Como-escolher-um-curso-superior-em-tecnologia

As universidades oferecem diferentes tipos de curso, sendo eles de extensão, graduação e pós-graduação. Além desses, grande parte das instituições trabalham com o curso superior tecnólogo. Trata-se de uma formação voltada para áreas específicas. Um curso tecnológico dura, em média, de dois a três anos, tendo como foco o mercado de trabalho, ou seja, oferece mais aulas práticas. Logo, quem se forma recebe o título de tecnólogo.

Quer fazer uma formação superior técnica e virar um tecnólogo? Antes de fazer o curso, é importante descobrir qual é o curso tem mais a ver com você e se ele é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Se o curso não for registrado no MEC, seu diploma não terá validade. Por isso, veja os passos para fazer esta pesquisa:

Descubra o curso superior técnico ideal pra você

O primeiro passo é encontrar um curso que você se identifica. Nessa fase, o futuro aluno pode optar por testes vocacionais ou explorar algo que goste de fazer. Exemplo: algumas pessoas passam bastante tempo em frente ao computador jogando, escrevendo ou somente navegando na internet. Quem tem esse perfil pode gostar de conhecer um pouco mais a área de informática e descobrir como são criados sistemas, jogos e os sites em que navegam.

Caso esteja com mais dúvidas, alguns sites oferecem a possibilidade de fazer testes vocacionais e encontrar profissões que correspondem ao seu perfil pessoal. Abaixo você confere três opções de testes gratuitos para ajudar você nessa fase:

Teste vocacional Guia do Estudante
Teste vocacional Pravaler
Teste vocacional Guia da Carreira

Após isso, você terá uma ideia mais concreta do curso que quer fazer. Agora, o ideal é mapear as universidades que oferecem cursos para formação tecnóloga e descobrir mais sobre a grade curricular e a estrutura que a faculdade possui. Outro passo importante é verificar a situação da instituição e do curso junto ao MEC. Saiba mais abaixo!

Procure no MEC o curso que você escolheu

Entre no site do MEC para fazer a consulta, como na imagem abaixo. Clique em Consulta Avançada para começar a pesquisa. No campo “Buscar por” selecione o botão “Instituição de Ensino Superior”. Nessa parte, preencha o nome, sigla ou código da faculdade em que você encontrou o curso que deseja fazer. Por fim, no campo “Situação”, selecione Em atividade. Clique em pesquisar e veja os resultados. É só rolar a página para baixo e conferir quais cursos estão credenciados.

E depois?

Quando terminar essa pesquisa, selecione os cursos que gostou e compare se existem outras graduações com a mesma proposta de ensino. Nesse período, compare preços e faça um orçamento a longo prazo sobre o quanto você irá gastar com as mensalidades e como vai ficar o seu orçamento.

Prefira cursar o tecnólogo que você se identifique com as matérias e a rotina profissional. Busque aqueles que trarão conhecimentos específicos e práticos da profissão que você escolher. No entanto, não pare por aí. Sabia que existem uma série de cursos online que podem melhorar ainda mais o seu currículo? Clique aqui e descubra 10 sites para fazer cursos na internet e garantir o certificado.

Bons estudos!

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL