PEP Financiamento Estudantil: como fazer

Veja como pagar um curso superior pelo PEP e entenda como funciona o financiamento pelo programa. 

O financiamento estudantil é uma alternativa para os candidatos que querem entrar no ensino superior, mas não possuem dinheiro para arcar com as mensalidades. Nesses casos, o estudante e o seu fiador tem a possibilidade de estender o pagamento pelos meses seguintes após a formação e pagar apenas uma parte da mensalidade durante o curso.

Além dos bancos e dos outros programas de financiamento estudantil, algumas empresas oferecem facilidades de parcelamento para quem pretende ingressar no ensino superior. O PEP é uma dessas iniciativas. O Parcelamento Estudantil Privado, como também conhecido, facilita o pagamento das mensalidades, liberando até 70% do parcelamento do curso.

Quem se matricula nas faculdades parceiras do PEP pode quitar apenas uma parte das mensalidades e pagar o restante após a conclusão do curso. Além disso, o valor em aberto para ser pago depois da formação não tem taxa de juros, como ocorre no financiamento estudantil de bancos.

Ficou interessado em parcelar o curso pelo PEP? Veja abaixo como fazer e conheça as regras do programa.

Como funciona o PEP

O PEP facilita o ingresso do aluno ao ensino superior por meio do parcelamento de até 70% do curso, sem a cobrança de juros. O trabalho do programa é feito em parceria com diferentes instituições de ensinos, o que permite a possibilidade do estudante fazer a matrícula no curso em que deseja e conseguir pagar mensalidades mais baratas. Entre as faculdades que participam do PEP estão a Anhanguera, a Fama, Unopar, Unic, Faculdade Pitágoras, Uniderp, Unime e o Instituto Camillo Filho.

Diferente do financiamento estudantil oferecido por bancos, o PEP não possui taxas de juros e é liberado sem a análise de crédito do estudante ou do fiador. Após a aprovação no vestibular ou confirmação da inscrição na faculdade pela nota do Enem, basta efetuar a matrícula, optando pelo PEP como forma de pagamento. Para garantir a inscrição no programa de parcelamento estudantil, o estudante terá que escolher entre as três modalidades de pagamento. São elas:

PEP 25

Os estudantes com este contrato pagam 70% do curso somente depois de concluir a formação. Ao longo do curso, será necessário pagar 25% das mensalidades no primeiro ano da graduação, 35% a partir do terceiro semestre e, quando concluir o curso, o pagamento será de 70% do valor correspondente à última mensalidade.

PEP 30

Nesta modalidade, o aluno paga 30% do valor da mensalidade no primeiro ano da faculdade, 40% nos dois semestres seguintes (segundo ano) e 50% no quinto e sexto. A partir do sétimo semestre, o pagamento é de 60% do valor da mensalidade. Esse último percentual permanece sobre o valor da última mensalidade para o restante dos pagamentos após terminar a graduação.

PEP 50

O estudante parcela 50% de todas as mensalidades do curso para pagar somente depois de se formar, mas ele pagará normalmente os outros 50% da mensalidade durante a formação. Após terminar a faculdade, o estudante deverá pagar 50% do valor equivalente à última mensalidade, até terminar a dívida com a faculdade.

Fique atento! O saldo devedor com o PEP não possui cobrança de taxas de juros, mas é corrigido anualmente conforme a inflação do período (IPCA).

Como fazer o PEP

Para ingressar na faculdade utilizando o Parcelamento Estudantil Privado, o candidato deverá fazer a matrícula em uma das instituições parceiras do programa e solicitar a inclusão no PEP. Mas, antes disso, o interessado terá que ser aprovado no vestibular da universidade ou ser aceito por meio da nota do Enem utilizada no ato da inscrição. Também é importante descobrir se o curso escolhido possui vagas abertas para ingressantes que escolherem o PEP como forma de pagamento.

O PEP não é liberado para quem já está no curso superior ou participa de outros programas, como o ProUni ou o FIES. Além disso. alunos que cursarão medicina ou graduações à distância também não conseguem participar do PEP.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL