Carregando...

InícioPostsFinanças - Economizar

Conheça programas úteis e gratuitos para baixar

Conheça programas úteis e gratuitos para baixar

Fique por dentro de quais são os softwares confiáveis que deixam você armazenar arquivos, compartilhar imagens e editar. De quebra, saiba como se evitar os vírus ao baixar esses programas.   Não dá nem para pensar como seria a vida sem computador e internet, não é mesmo? De fato, a maior parte do que fazemos […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Fique por dentro de quais são os softwares confiáveis que deixam você armazenar arquivos, compartilhar imagens e editar. De quebra, saiba como se evitar os vírus ao baixar esses programas.

 

Não dá nem para pensar como seria a vida sem computador e internet, não é mesmo? De fato, a maior parte do que fazemos hoje em dia envolve essa tecnologia – e a tendência é aumentar esse uso cada vez mais. Afinal, muitos softwares gratuitos deixam você editar textos e imagens, criar documentos e apresentações, armazenar e compartilhar arquivos, e por aí vai. Para turbinar seu computador com esses softwares úteis, confira a seguir quais programas gratuitos você pode baixar e veja como evitar os vírus nesse download.

O que você encontra nessa matéria:

Os programas para baixar de graça

Confira uma relação de programas que você pode baixar gratuitamente ou porque foram disponibilizados pelos fornecedores ou porque o período de testes não é cobrado pelas empresas.

1. Versão grátis do pacote Office

O OpenOffice.org tem praticamente as mesmas funções dos programas do Office, que é da Microsoft. Com interface próxima ao Office, o conjunto de aplicativos é opensource, ou seja, está disponível para todos e não pode ser vendido. E ele é fácil de usar, principalmente se você já conhece o Office. O pacote grátis tem programas de edição de texto (Writer) e de imagens (Draw), além de uma planilha (Calc) e de um programa que cria e modifica bancos de dados, tabelas, formulários, programa de planilha eletrônica (Base). Os programas do OpenOffice.org geram arquivos em Flash e PDF, o que significa que você poderá abri-los em qualquer computador.

2. Os melhores navegadores

As opções gratuitas já ultrapassaram as versões pagas e, atualmente, lideram as listas dos softwares mais baixados. Mozilla Firefox e Google Chrome estão entre os principais hoje em dia e estão disponíveis para download nos sites dos fornecedores:

3. Computador protegido

Os antivírus gratuitos têm se mostrado tão eficientes quanto os pagos e estão entre os programas de graça mais baixados no Brasil. A Konkero listou alguns que podem proteger o seu computador. Entre eles, está o Avast. Confira a lista completa aqui.

4. Para armazenar e compartilhar arquivos

Dropbox, Cloud Drive e SkyDrive são alguns softwares gratuitos que você pode usar para guardar arquivos, como fotos e documentos, ou compartilhá-los – inclusive entre dispositivos diferentes, como computadores e smartphones. As versões gratuitas têm um limite de armazenamento que costuma ser grande. Mas se você quiser expandir a capacidade de armazenamento desses programas, é preciso pagar um valor mensal. Estes softwares estão disponíveis nos sites dos fornecedores:

5. Converter arquivos

O FormatFactory é um dos principais softwares gratuitos para converter vídeos, imagens e áudios. Com interface simples, o programa é fácil de usar. E, segundo avaliação do portal Info, um dos maiores sobre tecnologia do Brasil, esse é o principal atrativo do software. No entanto, vale lembrar que o tempo para o programa realizar a conversão depende da capacidade do seu computador. Para baixar, clique aqui.

6. Editor de imagens

Você pode usar o PhotoScape para organizar suas fotos, editá-las, fazer montagens e criar animações em gif. Reunindo funções de vários softwares gráficos pagos, este programa é fácil de usar e, por isso, ideal para trabalhos rápidos. Vale saber que o PhotoScape tem as cinco estrelas de avaliação do Info. Você pode fazer o download usando o Baixaki.

7. Editor de vídeos

O LightWorks é um software gratuito de edição que tem recursos. Com nota 9.8 de avaliação pelo portal TechTudo, especialista em tecnologia, o LightWorks está entre os mais bem posicionados segundo os editores de vídeo. Porém, a interface é bem diferente dos programas do gênero, e isso faz o aprendizado demorar um pouco mais. Você pode baixá-lo no site do fornecedor.

Como evitar os vírus ao baixar programas gratuitos

“O mais importante é escolher um site confiável”, explica Rafael Amaral, especialista em tecnologia. “E sites confiáveis, normalmente, são dos próprios fornecedores”, alerta. Por exemplo, prefira baixar o navegador Google Chrome do próprio site do Google ou o programa Adobe Reader do site da Adobe. Quando você não encontra o download disponível no site do fornecedor, ainda dá para usar sites que reúnem vários programas, como o Baixaki. Nesse caso, o cuidado deve ser ainda maior. Além de evitar baixar programas piratas – aqueles que não podem ser compartilhados gratuitamente – você precisa tomar cuidado na hora do download. “Em alguns casos, o link para baixar não é o programa em si, mas o instalador do site que tenta instalar outros programas indesejados”, explica Rafael. Então, um dos caminhos é baixar o programa SEM o instalador do site. Veja um exemplo de como fazer isso no Baixaki:

GRÁTIS_Conheça programas úteis e gratuitos para baixar 2

Na marcação 1 dessa imagem está o link que deixa você baixar o programa e usar o instalador do seu computador – ou seja, não usar o instalador do Baixaki. Esse cuidado reduz bastante a chance de você levar algum vírus junto com o software, então, fique atento a esse link nos outros sites. Como o botão para baixar com o instalador do portal sempre terá destaque maior, não se esqueça de procurar o link que dá outra opção. Além disso, antes de fazer qualquer download, veja as avaliações que outros usuários fizeram sobre esse programa. Essas impressões costumam ficar nas avaliações, nos comentários e nas dicas, como marcamos na imagem acima com os números 2,3 e 4.

Não tem jeito e você precisa usar o instalador do site? Ainda dá para aumentar a segurança. “Em primeiro lugar, leia todas as etapas da instalação antes de selecionar o botão próximo e vá desmarcando as opções que permitem a instalação de uma barra de atalho, de antivírus ou qualquer outro programa”, explica Rafael. Veja abaixo um exemplo de tentativa de instalação de antivírus:

GRÁTIS_Conheça programas úteis e gratuitos para baixar 1

Nesse caso, o texto deixa claro que você está prestes a autorizar a instalação de outro programa. Basta clicar em “não aceito” e seguir em frente.

Fuja da pirataria

Sites como o Baixaki disponibilizam programas que são gratuitos e liberados pelos fornecedores, como é o caso do Google Chrome, programas que são gratuitos para teste, mas devem ser pagos após um prazo, como o Antivírus Norton e programas que são piratas. Evite baixar, instalar e usa programas piratas porque eles estão violando os direitos de quem desenvolveu o programa e, portanto, estão cometendo um crime.

Software gratuito x software livre

Um programa é considerado um software livre se ele permite que os usuários façam alterações ou melhorias nele, além de poder copiá-lo ou distribuí-lo. O contrário do software livre é o fechado, que apresenta uso restrito e precisa de um código-fonte para permitir seu uso. Já um software é gratuito quando você pode usá-lo sem pagar por isso e não precisa de código. Portanto, um software pode ser gratuito e não ser livre e vice-versa.

Dicionário desta matéria

  • Download (pronuncia-se daunloudi): Baixar algum arquivo ou programa.
  • Freeware (pronuncia-se friuér): Programas de computador que são gratuitos.
  • Interface: Aparência do programa ou do aplicativo
  • Navegador: Programa que você usa para navegar na internet.
  • Opensource (pronuncia-se open sórce): Programas com código aberto, ou seja,
  • Software (pronuncia-se sóftiuér): Programa de computador.
  • Shareware (pronuncia-se xéruér): Programa com download gratuito para o usuário testar.

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes