Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

15 coisas que você precisa saber sobre o Pix

Mulheres fazendo uma transferência entre contas

15 coisas que você precisa saber sobre o Pix

Confira 15 perguntas e respostas sobre o Pix e entenda tudo sobre essa nova forma de fazer pagamentos! Você já ouviu falar sobre o Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central? Trata-se de uma nova maneira de fazer transferências entre contas bancárias que acontece de modo instantâneo. Como é uma novidade, é comum […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Confira 15 perguntas e respostas sobre o Pix e entenda tudo sobre essa nova forma de fazer pagamentos!

Mulheres fazendo uma transferência entre contas

Você já ouviu falar sobre o Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central? Trata-se de uma nova maneira de fazer transferências entre contas bancárias que acontece de modo instantâneo. Como é uma novidade, é comum que as pessoas ainda tenham dúvidas sobre ele, ainda mais porque ele ainda não está em funcionamento.

Se você quer saber mais sobre esta novidade, continue a leitura e veja as respostas para 15 perguntas sobre o Pix e como você poderá utilizá-lo no seu dia a dia.

Pix: 15 perguntas e respostas

1. Quem pode usar o Pix?

O Pix pode ser usado tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas. Qualquer pessoa que tenha uma conta corrente ou poupança poderá fazer os pagamentos instantâneos e transferir e receber dinheiro a qualquer horário de qualquer dia do ano.

2. Qual o tempo de compensação do Pix?

O tempo de compensação do Pix é imediato, ou seja, o dinheiro transferido por ele cai na hora na conta de destino, levando até 10 segundos para cair.

Vale ressaltar que essa compensação é válida independente do dia em que a transação for feita. Mesmo que você faça um Pix em uma noite de domingo, o dinheiro vai para a conta de destino no mesmo minuto.

3. Em quais situações vou poder usar o Pix?

Esse novo meio de pagamento poderá ser usado em diversas situações. Use-o para transferir dinheiro entre contas, para pagar contas, compras online, impostos e taxas governamentais, tarifas de transporte público e ainda em estabelecimentos comerciais.

Principalmente em ambientes comerciais, os donos poderão deixar um QR Code fixo (estático) ou disponibilizar um novo código (QR Code Dinâmico) a cada transação para receber o pagamento de seus clientes imediatamente.

4. Quando o Pix estará disponível para utilização do público?

O Pix só ficará 100% disponível para o público a partir de 16 de novembro de 2020. Os clientes têm até o início de novembro para cadastrarem as suas chaves de endereçamento e, a partir do dia 3 de novembro, começará uma fase de testes.

Em 16 de novembro o novo meio de pagamento já poderá ser utilizado por toda a população.

5. O que é a chave de endereçamento?

A chave de endereçamento do Pix funciona como o número de agência e conta. Ela é uma maneira de identificar a sua conta e é fundamental para que o pagamento instantâneo seja realizado.

Para pessoas físicas, existem 4 tipos diferentes de chaves de endereçamento. Você pode usar o seu CPF, o seu e-mail, o seu número de celular ou ainda uma chave aleatória. Essa chave aleatória é composta por números, letras e símbolos, unidos aleatoriamente. Você pode cadastrá-la caso não queira passar nenhum de seus dados para algum pagador.

Já para pessoas jurídicas, é possível cadastrar o CNPJ, e-mail e celular, e ter dois tipos de QR Code para auxiliar seus clientes no pagamento: o QR Code estático, que não muda e é sempre o mesmo, e o QR Code Dinâmico, que é diferente a cada transação.

6. Tenho mais de uma conta bancária. Posso ter a mesma chave para cada uma?

Não. Cada chave é única e não pode ser usada para identificar mais de uma conta. Sendo assim, cada conta tem a sua própria chave de identificação.

A sugestão da Konkero é que você cadastre a chave que prefere (entre o CPF, número de celular e e-mail pessoal) na conta que você mais usa. Assim, você poderá cadastrar o seu CPF na conta que mais movimenta e o seu e-mail em outra conta, por exemplo.

Portanto, lembre-se: cada conta terá sua própria chave. Você até pode ter mais de um número de celular ou e-mail para cadastrar cada um em uma conta diferente, porém apenas uma conta poderá ter o seu CPF, visto que é um número único.

7. Qual será a tarifa do Pix para pessoas físicas?

Entre os benefícios do Pix está o seu custo. Pessoas físicas não pagarão nenhum valor para poder utilizá-lo, sendo uma transação completamente gratuita, independente da instituição financeira.

Dessa forma, transferências como TED e DOC acabam ficando de lado, principalmente nos bancos onde são tarifadas.

8. Quais os custos do Pix para pessoas jurídicas?

No caso de pessoas jurídicas, a transação pode não ser gratuita, porém, será muito mais barata do que as transferências mais usadas, TED e DOC. De acordo com o Banco Central, a cada 10 Pix feitos, o custo é de R$ 0,01.

As instituições bancárias poderão definir os seus próprios preços, mas sabendo o quão barato é, fique de olho na tarifa estabelecida pelo seu banco.

9. Qual a diferença entre o Pix, a TED e o DOC?

Embora essas três transações sirvam para transferir dinheiro entre contas de bancos diferentes, elas têm suas diferenças. Enquanto o Pix é instantâneo, a TED pode levar alguns minutos ou horas para cair na conta de destino, e o DOC cai apenas no dia útil seguinte.

Além disso, o Pix não terá nenhum custo, enquanto a TED e o DOC ainda são tarifados em muitos bancos, principalmente nos grandes e tradicionais.

Veja na tabela abaixo quais são as principais diferenças entre essas três transações.

PixTEDDOC
TarifaZeroA depender do bancoA depender do banco
CompensaçãoImediatoCai no mesmo dia útilCai no dia útil seguinte
Quando pode ser feitoEm qualquer horário de qualquer diaEm dias úteis, no horário definido pelo bancoEm dias úteis, no horário definido pelo banco
Limite de valorNão temNão temR$ 4.999,99

Entenda melhor nesta matéria quais são as diferenças entre o Pix, a TED e o DOC.

10. O Pix tem algum limite de uso?

Não. É possível fazer várias transações Pix por dia. Além disso, também não existe um limite de valor, como existe no DOC.

Porém, os bancos e instituições financeiras podem sim definir um limite de valor para cada correntista. Assim como acontece com a TED, que não tem um limite geral, mas um específico para cada correntista de acordo com as suas movimentações financeiras, o Pix também poderá ter esse limite.

Isso acontece para a própria segurança do correntista, a fim de evitar golpes e fraudes.

Vale saber que o limite do Pix só existirá se houver algum limite de TED, e não poderá ser inferior ao limite que já existe.

11. Quais bancos vão ter Pix?

Todo e qualquer banco que possui mais de 500 mil contas ativas deverá obrigatoriamente oferecer a função Pix para os seus clientes. Sendo assim, os grandes bancos tradicionais com certeza terão o meio de pagamento instantâneo, assim como os bancos digitais mais conhecidos.

As demais instituições financeiras não são obrigadas a oferecer a novidade, mas também podem ter o Pix se quiserem. Para isso, é necessário estar cadastrado junto ao Banco Central.

12. Como fazer transferências usando o modo de pagamento instantâneo?

Para fazer um Pix, é necessário ter um celular. Você poderá fazer a transação pelo próprio aplicativo do banco onde tem conta.

A partir do dia 16 de novembro, abra o aplicativo, procure pela opção “Pix” e defina se você vai fazer um pagamento ou se vai receber algum dinheiro. Definindo “pagamento”, escolha o tipo de chave que vai inserir, isto é, o CPF/CNPJ, o celular ou o e-mail.

Depois disso, aparecerá na sua tela os dados do recebedor. Veja se os dados estão corretos, coloque o valor e sua senha e depois é só confirmar o pagamento. Em até 10 segundos o dinheiro estará na conta de destino.

Também é possível fazer um Pix lendo um QR Code. Basta selecionar a opção de “Pix” no seu aplicativo, escolher “pagamento” e fazer a leitura do QR Code apresentado pelo recebedor. Os dados dele também aparecerão para você confirmar, e depois é só colocar o valor e a senha e confirmar o pagamento.

13. Fazer pagamentos instantâneos é seguro?

Sim, é seguro. Todo o processo das transações é digital e criptografado pelo Banco Central. Além disso, há ainda a segurança dos próprios bancos e instituições financeiras que oferecem a funcionalidade. O Pix terá a mesmo segurança que a TED e o DOC.

14. Posso fazer um Pix para contas do exterior?

Não. Por enquanto, o Pix é um sistema de pagamentos que funciona somente no Brasil, entre contas bancárias de instituições financeiras ativas no Sistema Financeiro Brasileiro. Contas bancárias de outros países não podem fazer ou receber nenhum valor pelo Pix.

15. Com o Pix, não vou mais precisar do meu cartão de débito?

Não necessariamente. É verdade que o Pix poderá ser usado em estabelecimentos comerciais e que reduzirá bastante os custos com máquinas de cartão, além de permitir que os comerciantes recebam os valores instantaneamente. Porém, deixar as maquininhas de lado não é uma obrigação, assim como aceitar o pagamento via Pix também não será.

Sendo assim, é possível que em um lugar você consiga fazer o pagamento via Pix e não precise do cartão, e em outro o Pix ainda não seja aceito, exigindo o cartão ou dinheiro em espécie para pagamentos. Em todo caso, continue com o seu cartão, pois ele ainda tem outras funcionalidades, como saques e consulta de conta nos caixas eletrônicos.

Ainda tem alguma dúvida? Saiba mais sobre o que é o Pix e como ele funciona!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes