7 dicas para ganhar dinheiro na pandemia de coronavírus

Durante este período de crise, veja algumas maneiras de ganhar um dinheiro extra e ajudar outras pessoas com os seus serviços! 

A COVID-19 fez com que vários brasileiros mudassem alguns hábitos de trabalho do dia a dia. Muitas empresas passaram a adotar o home office para que o contágio por coronavírus diminua e não prejudique funcionários. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou alguns cuidados para conter o avanço da pandemia, entre eles estão a quarentena e o distanciamento social.

Durante esse período, existem algumas atividades e serviços que as pessoas podem oferecer para ajudar a vizinhança mais próxima e ganhar dinheiro. Como o isolamento das pessoas é uma forma de evitar o contágio pelo coronavírus, é fundamental desenvolver uma forma de trabalho que respeite a higiene e o distanciamento dos clientes. A Konkero reuniu algumas formas de fazer uma renda extra durante a pandemia de COVID-19 ao mesmo tempo em que ajuda outras pessoas. Confira!

7 dicas de negócios para ganhar dinheiro na quarentena

1. Faça entregas a domicílio

Como muitas pessoas estão em quarentena e evitando sair para fazer compras em supermercados e comer em restaurantes, uma forma de ganhar dinheiro é fazendo entregas por delivery. Muitos restaurantes estão funcionando normalmente, mas sem atendimento em salão. Por isso, o cadastro em serviços de entrega como o iFoodRappi e UberEats é uma forma de fazer uma renda extra.

Vale lembrar que para fazer esses serviços de entrega, o interessado deve ter uma motocicleta ou bicicleta em bom estado. Além disso, é fundamental ter cuidado ao manusear os pacotes das refeições, tendo em vista as precauções de segurança para conter o avanço do coronavírus. Portanto, lembre-se de higienizar as mãos com álcool gel antes de pegar os pacotes nos restaurantes e de entregar ao cliente. Após fazer a entrega, faça a higienização das mãos novamente.

Além do delivery de refeições, os motociclistas podem entregar documentos e encomendas para quem está trabalhando em casa e precisa de alguns papéis importantes ao longo do dia. Empresas como a Loggi oferecem esse tipo de serviço e também são uma opção para quem quer ganhar um dinheiro extra. Nesses casos, os cuidados higiênicos também são essenciais, por isso, sempre faça a limpeza das mãos antes e depois de pegar envelopes e pacotes.

2. Coloque o seu negócio na internet e venda online

Muitas atividades precisaram ser suspensas por conta da pandemia de COVID-19, principalmente lojas de ruas e atividades de profissionais autônomos por conta do contato frequente com clientes e da aglomeração nos pontos de venda. Para que o comerciante não tenha grandes prejuízos durante esse período de quarentena, uma forma de garantir o dinheiro do negócio é fazer todo o processo de venda pela internet. Dessa forma, o contato físico com os clientes será bem menor e a venda poderá ser feita normalmente.

Selecionamos algumas plataformas online que permitem a criação de lojas virtuais de forma gratuita e que irão ajudar microempresários e empreendedores a vender produtos na internet e ganhar dinheiro com mais segurança. Clique aqui e veja as opções. Lembre-se também nesses casos de fazer a higiene dos produtos, embalagens e pacotes que serão entregues aos clientes.

3. Dê aulas online para seus alunos

Uma das precauções recomendadas pela OMS é evitar grandes aglomerações. Por isso, escolas, faculdades e outros centros de ensino cancelaram as aulas para evitar o contágio pela COVID-19. Como forma de não atrasar cronogramas de ensino e manter o contato com os alunos, o ensino à distância tornou-se uma opção viável durante esse período. Portanto, vale a pena organizar com alunos o envio de materiais por e-mail ou outras plataformas e continuar as aulas pela internet.

O professor pode fazer vídeo-aulas e desenvolver apostilas para os alunos com o objetivo de continuar o aprendizado, mesmo sem ter encontros presenciais. É importante lembrar que, como os alunos estão em casa, a possibilidade deles se distraírem é mais fácil, por isso, espera-se que o profissional desenvolva slides e materiais mais dinâmicos que incentivem o estudante na hora de fazer as aulas.

Para divulgar os serviços de ensino online e ganhar dinheiro, o profissional pode utilizar plataformas como o GetNinjas e o Superprof e conseguir mais alunos para aprender idiomas e fazer outras capacitações!

4. Venda marmitas e sobremesas

Quem possui talento para cozinhar e consegue fazer pratos variados pode investir na venda de marmitas para ganhar dinheiro durante a pandemia de coronavírus. Entretanto, é crucial redobrar os cuidados de limpeza dentro da cozinha, desde o preparo da comida até a embalagem das refeições. Procure utilizar panelas novas, prender o cabelo, lavar as mãos com mais frequência e limpar bem as embalagens que serão usadas para armazenar a comida antes de fazer a entrega. Verduras, legumes e outros alimentos que serão preparados também precisam ser bem higienizados para não espalhar possíveis bactérias.

Depois de tomar as devidas precauções, aposte em cardápios com comidas caseiras, sobremesas e opções mais leves, como saladas, pratos vegetarianos e opções veganas. Para conseguir vender mais marmitas e doces, faça cardápios virtuais e divulgue nas redes sociais e entre contatos mais próximos. Aproveite plataformas como o iFoodRappi UberEats e amplie as vendas de marmitex para moradores do bairro e da região.

Fique atento! Em caso de suspeita ou sintomas de COVID-19 dentro da residência, evite cozinhar e oferecer esse tipo de serviço!

5. Venda online objetos usados

Está em casa e descobriu roupas, sapatos e outros objetos que estão em bom estado e serão úteis para outras pessoas? Venda eles pela internet e ganhe um dinheiro para ajudar com as despesas de casa. Antes de repassar o item para um comprador, faça uma limpeza e coloque-o em uma embalagem fechada que tenha sido higienizada.

Para vender o objeto, é possível colocá-lo em sites de anúncios, como na OLX , no Enjoei e Mercado Livre, e nas redes sociais utilizando a ferramenta Marketplace do Facebook e do Instagram. Lembre-se de colocar boas fotos do objeto que deseja vender no anúncio e seja honesto com os clientes: se porventura houver algum dano, marca ou necessidade de conserto por outro motivo, deixe claro na descrição do produto.

6. Utilize seus conhecimentos em produção gráfica

Para quem possui um conhecimento até mesmo básico em ferramentas de edição de fotos e criação, uma possibilidade para ganhar dinheiro trabalhando de casa está na produção de convites, montagens e outras peças que possam servir para eventos, reuniões e decoração. Monte um portfólio com trabalhos que já tenha feito e ofereça serviços de produção gráfica pelas redes sociais ou em um site próprio.

Além disso, aproveite sites como o Elo7 e Mercado Livre para oferecer produtos por encomenda. Nesses sites, a possibilidade de conseguir um bom número de clientes é bem maior por conta da demanda de pedidos. Antes de enviar as fotos e outras peças para os clientes, lembre-se de tomar as precauções de limpeza na hora de embalar o produto para evitar possíveis contaminações.

7. Faça e venda artesanatos

Gosta de tricotar, fazer crochê ou outra atividade manual para decoração ou utilidade no dia a dia? Invista na venda dos seus artesanatos para ganhar dinheiro durante a quarentena. Além de ser um bom passatempo, é possível aumentar a renda vendendo também nos sites do Mercado Livre e Elo7. Procure fazer fotos e divulgar o seu trabalho nas redes sociais e entre amigos, e quando for enviar os produtos para os clientes, tome os cuidados de higienização indicados pelos órgãos de saúde e de vigilância sanitária.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL