Abrir o MEI: quais são as vantagens de se formalizar como MEI e como fazer.
Muitas pessoas têm buscado no empreendedorismo uma oportunidade para sair da crise. Para se formalizar é possível optar pelo MEI (Microempreendedor Individual) ou ME (microempresários).
Cada uma destas alternativas tem suas especificidades, mas neste artigo nós vamos falar a respeito do MEI.
O que é o MEI e como funciona?
O MEI foi criado no ano de 2009 e o intuito era ajudar os brasileiros a empreenderem de forma menos burocrática. Dessa forma, o empreendedor consegue ter acesso a um CNPJ e demais benefícios sem a necessidade de ter um alto faturamento.
Com a crise criada pelo coronavírus, milhares de novos empreendedores se registraram desde 2020.
Essa é uma modalidade que tem como alvo os empreendedores com faturamento de até R$ 81 mil por ano. Estes microempresários ficam livres dos impostos federais e precisam pagar um valor fixo por mês, chamado Simples Nacional (DAS).
Quais as vantagens em se formalizar como MEI?
Menos burocracia
O empreendedor tem mais facilidade para abrir o seu CNPJ. Através do Portal do Microempreendedor é possível fazer o registro de forma rápida e prática. Os demais processos são variáveis e dependem de cada município.
Menos tributação
Como já citamos, o MEI não precisa pagar tributos federais e fica responsável, apenas, por pagar o DAS. Esse valor é fixo, de acordo com a atividade exercida.
Acesso à crédito especial
Outro benefício é que existem linhas de crédito especiais para os Microempreendedores Individuais. Diversas instituições financeiras oferecem empréstimos para os MEIs e com taxas de juros exclusivas para este público.
Declaração de imposto
O MEI precisa fazer a declaração simplificada anualmente e entregá-la até o fim de maio. O ponto alto é que este documento tem um preenchimento simples. Para isso, basta registrar as entradas e saídas da empresa.
Emissão de Notas Fiscais
Emitir NF é um ótimo benefício, pois isso passa uma imagem de confiabilidade aos clientes. Ao ser registrado como MEI, o empreendedor consegue emitir notas fiscais para seus clientes.
Acesso a benefícios
O MEI passa a ter direito ao auxílio doença, aposentadoria por idade ou invalidez, salário maternidade e pensão por morte.
Como abrir o MEI?
Se o empreendedor se enquadra nos requisitos como MEI, basta fazer o pedido no Portal do Empreendedor. Lá, vai haver a opção “Formalize-se” e o usuário precisa clicar nela para prosseguir.
As informações necessárias para o preenchimento do cadastro são: CPF, RG, endereço da empresa, nome fantasia etc.
Depois de registrar os dados, o usuário deve imprimir o Comprovante MEI, anexar os demais documentos e levar até a prefeitura de seu município para finalizar o processo.
Quer saber mais sobre como abrir o MEI? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdos.