Como financiar um imóvel

Entenda como financiar um imóvel e saiba quais são as etapas necessárias para comprar a sua nova casa ou apartamento.

Uma das formas de pagamento mais aceitas na compra de um imóvel é o financiamento. Nele, o comprador consegue pagar uma parte do valor do bem à vista – que é a chamada “entrada” – e paga o valor restante de maneira parcelada.

Tratando-se de uma linha de crédito em que o banco se responsabiliza pelo pagamento ao proprietário do imóvel e recebe a quantia de volta pelo contratante do financiamento, a transação sofre incidência de juros, fazendo com que o montante a ser pago no final aumente.

Para financiar um imóvel, é importante saber que o interessado não pode ter restrição no nome, ou seja, ele não pode estar com o nome sujo, devendo estar regular em todas as empresas de proteção ao crédito e cartórios. Além disso, é preciso comparar as condições de financiamento em várias instituições financeiras, a fim de encontrar o melhor negócio de acordo com a sua condição financeira e objetivo.

Saiba agora como financiar um imóvel e conseguir comprar a sua nova casa ou apartamento.

Como fazer um financiamento de imóvel

No processo de financiamento de imóvel, várias coisas devem ser consideradas com cuidado, para que a decisão não seja precipitada e não haja o risco de prejuízo no final. É possível financiar uma casa ou apartamento em 4 passos.

1. Faça uma simulação em diferentes instituições financeiras

Ideal para ter uma ideia de como funcionará o financiamento, o primeiro passo é fazer uma simulação, não apenas em uma, mas em várias instituições financeiras. É importante que você simule em bancos diferentes, a fim de encontrar o negócio que mais está de acordo com a sua condição financeira.

Nos sites das instituições, você pode acessar a parte de financiamento habitacional e simular, de maneira online e gratuita, o financiamento do valor do imóvel que você deseja comprar. Veja aqui o passo a passo para simulação nos 5 principais bancos do país.

2. Envie a proposta para o banco

Depois de simular e encontrar a instituição financeira que oferece as melhores condições de acordo com as suas preferências, envie a proposta para o banco. Você também terá que enviar a documentação exigida, que poderá ser conferida no próprio site da instituição.

Antes disso, vale lembrar que o comprador deve estar regular perante os órgãos protetores de crédito, não podendo estar com o nome sujo, e deve cumprir com os requisitos necessários do banco, como ser maior de 18 anos e ter como comprovar renda.

3. Solicite a avaliação do imóvel

Enquanto o banco faz a análise de crédito e dos seus documentos, uma equipe de engenheiros do próprio banco fará a avaliação do imóvel que você quer comprar, buscando avaliar o valor de venda e as suas condições de uso.

4. Assine o contrato

Depois de ser aprovado tanto na análise de crédito como na avaliação do imóvel, você poderá assinar o contrato do financiamento de imóvel na agência do banco e fazer o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Vale saber que esse registro tem um valor, que varia de acordo com o estado brasileiro, e ainda é necessário pagar pelo ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), que equivale a 2% do valor do imóvel comprado.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL