Financiamento imobiliário na Caixa: como funciona, quais as opções disponíveis, qual o processo e como fazer a simulação.
A Caixa Econômica Federal (CEF) possui uma linha de crédito especial para quem deseja financiar um imóvel novo ou usado.
O comprador pode conseguir o prazo de até 35 anos para terminar de pagar todo o valor financiado. O prazo de carência para iniciar a amortização depende do tipo de financiamento escolhido na contratação.
Quais são as modalidades de financiamento imobiliário disponíveis?
A instituição tem oferecido financiamento de imóvel com fatores diferentes de correção, a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nestes casos, o saldo devedor é atualizado mensalmente sempre na data de vencimento de cada uma das parcelas.
Existe também a possibilidade de um financiamento habitacional onde as parcelas são fixas, ou seja, não possuem correção.
Por fim, a outra alternativa é o Crédito Imobiliário Poupança Caixa. Aqui, a TR corrige o saldo devedor de cada contrato.
Etapas do financiamento imobiliário na Caixa
Todo o processo de financiamento é feito por etapas e participar de cada uma delas é essencial para conseguir a aprovação na compra da tão sonhada casa própria. Veja o passo a passo:
- Faça a simulação no site da Caixa ou pelo aplicativo;
- Apresente a documentação solicitada e aguarde a análise de crédito;
- A Caixa vai realizar a análise de engenharia e verificar se o imóvel tem condições para ser negociado;
- Caso seja aprovado, nessa etapa é preciso assinar o contrato diretamente na agência;
- Leve o contrato para ser registrado em cartório;
- Por fim, inicie o pagamento das prestações através de boletos ou coloque-os em débito em conta.
Simulação habitacional
A simulação pode ser feita diretamente no site ou pelo aplicativo, que é gratuito e pode ser baixado na App Store de qualquer smartphone.
Primeiramente é preciso informar a categoria do financiamento e qual o valor necessário para a aquisição do imóvel. Informe o estado e cidade onde o bem está alocado.
Na etapa seguinte é necessário informar seus dados pessoais e qual a renda familiar.
No fim, informe qual a opção de financiamento mais lhe agrada e veja o resultado com dados sobre valor de entrada e porcentagem subsidiada pelo banco.
Quer saber mais sobre financiamento imobiliário na Caixa? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdos.