Financiamento imobiliário: o que é amortização, como ela funciona, como solicitar e qual a melhor opção para o comprador.
Comprar um imóvel é um grande investimento e a maioria das pessoas opta por um financiamento imobiliário. Essa é uma das alternativas mais viáveis, pois facilita para aqueles que não têm o valor para pagamento à vista.
O financiamento costuma ter um prazo extenso para pagamento e, muitas vezes, pode chegar a 35 anos. Nesse período o comprador passa a ter uma parte de sua renda comprometida.
Nesse post vamos falar sobre a amortização do financiamento e qual a melhor opção para cada caso.
Mas afinal, o que amortização do financiamento imobiliário?
Basicamente, amortizar o pagamento significa reduzir o tamanho da dívida. Isso é feito através da antecipação das parcelas.
O grande ponto positivo de antecipar os pagamentos é que os juros são reduzidos e o valor final do imóvel fica menor.
A amortização é muito procurada em financiamento de imóveis justamente por ser uma linha de crédito com um prazo mais longo.
Como funciona?
Quando um indivíduo faz a contratação de um financiamento, o prazo para pagamento e o valor das parcelas ficam definidos.
Normalmente a amortização é procurada quando o comprador passa a ter um aumento na sua renda e deseja diminuir o tamanho da dívida.
Por isso o cliente deve procurar o banco credor e negociar a amortização das parcelas. Dessa forma, o valor reduz e o prazo para quitação também.
Quais as formas de amortizar e qual delas escolher?
Existem duas maneiras de amortizar o financiamento de imóvel e elas são as seguintes:
Manter o prazo e reduzir a parcela
Nessa alternativa o cliente diminui o valor de cada parcela, mas mantém o prazo de pagamento. Assim, sua renda mensal fica menos comprometida.
Manter o valor e diminuir o prazo
Essa segunda opção é exatamente o oposto da anterior. Aqui, o cliente diminui o prazo de pagamento, mas mantém o valor das parcelas.
Os juros cobrados em um financiamento imobiliário são calculados em sob o saldo devedor. Dessa forma, quanto mais tempo estiver pagando, maiores serão as taxas. O ideal é reduzir o prazo, mas manter o valor de cada parcela.
É importante ressaltar que cada caso precisa ser avaliado antes da decisão ser tomada. Afinal de contas, existem casos em que a parcela fica pesada a cada mês e, nessa situação, fica mais viável diminuir o valor e manter o prazo.
Quer saber mais sobre financiamento de imóveis? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdos.