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Pix Itaú para empresas: entenda

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Pix Itaú para empresas: entenda

Empresas com conta no Itaú também poderão aproveitar os benefícios do Pix. Entenda mais sobre o novo meio de pagamento do Banco Central! Se a conta bancária da sua empresa é no Itaú, saiba que você também poderá usar o Pix no seu negócio e aproveitar todos os benefícios deste novo meio de pagamento. Caso […]

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Empresas com conta no Itaú também poderão aproveitar os benefícios do Pix. Entenda mais sobre o novo meio de pagamento do Banco Central!

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Se a conta bancária da sua empresa é no Itaú, saiba que você também poderá usar o Pix no seu negócio e aproveitar todos os benefícios deste novo meio de pagamento. Caso você tenha uma loja, restaurante ou outro tipo de empresa, a nova transação é uma vantagem. Isso porque, com ela, o dinheiro cai na conta em até 10 segundos, além das tarifas serem menores do que outros tipos de pagamento.

Veja como usar o Pix para beneficiar o seu negócio e entenda mais sobre o modo de pagamento instantâneo para empresas no Itaú.

Como funciona o Pix para empresas no Itaú

O Pix é um serviço exclusivo para pessoas e empresas que tenham uma conta corrente, poupança ou de pagamento em um banco ou instituição financeira que tenha a nova modalidade. Ou seja, para uma empresa usá-lo no Itaú, ela precisa ter uma conta para pessoa jurídica no banco.

O sistema de pagamentos instantâneos serve não apenas para transferências internas da empresa, como também para receber os valores de vendas. Assim, o Pix é um modo alternativo de pagamento que pode ser disponibilizado ao cliente.

Outro ponto importante do Pix é que ele pode ser feito a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano. Enquanto TED e DOC são realizados apenas em dias úteis e dentro do horário de expediente bancário, o pagamento instantâneo tem compensação imediata, mesmo em finais de semana e feriados.

Além de ser útil no recebimento de valores, a nova transação também garante mais praticidade às empresas no momento de pagamento de funcionários, contas diversas e até impostos e taxas do governo.

Mas como é o recebimento por meio do Pix?

Você deve gerar um QR Code com o valor da compra, ou informar a chave de endereçamento vinculada à sua conta PJ do Itaú. O QR Code é gerado no aplicativo do banco, onde é possível determinar um valor fixo, ou ainda um específico para cada transação realizada.

Existem dois tipos de QR Code:

  • QR Code Estático: ideal para diferentes transações entre contas. Ele é feito uma única vez e pode ser usado diversas vezes, tanto com o mesmo valor, como com valores diferentes. Neste caso, você pode definir o valor antes ou deixar que o seu pagador o informe no celular.
  • QR Code Dinâmico: é um código único. Pode ser utilizado em uma só transação e pode já conter o valor, data de vencimento e dados do pagador. Ele ainda permite que o pagador edite o valor, caso seja preciso pagar multa e juros. É mais indicado para estabelecimentos e lojas maiores, onde há muitas vendas ao longo do dia.

Para concluir o pagamento, o cliente precisa apontar a câmera do aplicativo para o código para que a leitura seja feita. Uma alternativa é fazer o pagamento apenas informando as chaves Pix da empresa, ou ainda os dados bancários, como número de agência e conta, CNPJ e razão social.

O Pix é instantâneo. Por isso, o valor estará disponível na conta PJ em poucos segundos!

Como cadastrar as chaves Pix da empresa no Itaú

As chaves Pix, ou chaves de endereçamento, são necessárias para receber as transferências e pagamentos. Embora o cliente ainda consiga fazer a transação usando os dados bancários ou o QR Code, é bom cadastrar algumas chaves, pois assim você garante mais praticidade.

A chave Pix, que serve como um apelido para a conta, pode ser o seu endereço de e-mail, o número de celular ou o CNPJ da empresa. Além disso, ainda é possível cadastrar uma chave aleatória, que é um código alfanumérico criado pelo próprio banco.

Se a conta da sua empresa está no Itaú, você pode fazer o cadastro pelo aplicativo, disponível no Google Play e na App Store. Acesse a sua conta, selecione a opção de Pix e procure a opção de cadastro de chaves. Você pode ter até 20 chaves.

Não esqueça de conferir se os dados que você inseriu estão corretos, sem nenhum erro de digitação. É fundamental que você tenha esse cuidado, pois ele pode evitar problemas futuros. Veja quais são os outros cuidados necessários neste processo.

Quanto custa o Pix para pessoa jurídica no Itaú?

Embora o Pix seja gratuito para as pessoas físicas, o Banco Central (BC) autorizou a cobrança da transação para pessoas jurídicas.

No Itaú, fazendo o cadastro do CNPJ como uma das suas chaves até o dia 30 de novembro de 2020, sua empresa terá até 200 transações gratuitas por mês entre os dias 2 de novembro e 2 de fevereiro de 2021. Essas transações podem ser transferências e recebimentos por QR Codes.

Para as transações que ultrapassarem este número, a tarifa será de 1,45% sobre o valor pago, sendo a tarifa mínima de R$ 1,75 e a máxima de R$ 10,60 (o mesmo cobrado por TED e DOC). Já para recebimentos, via QR Code, a tarifa será de 1,45% sobre o valor pago, sendo a tarifa mínima de R$ 1 e a máxima de R$ 150.

É importante saber que microempreendedores e empresários individuais terão as mesmas regras de pessoas físicas. Sendo assim, para eles, o pagamento instantâneo será gratuito até o 30º recebimento de vendas. A partir do 31º recebimento, o banco cobrará a tarifa, assim como de microempresas e empresas de categorias superiores.

Por que o Pix para empresas é uma boa opção?

O Pix é um modo de pagamento mais independente, uma vez que não precisa de nenhuma intervenção de terceiros. Além disso, ele também é uma alternativa mais barata. Saiba mais abaixo por quais motivos valem a pena usar o Pix para pessoa jurídica!

Transações sem intermédio de outras empresas

Em um pagamento feito com cartão de débito ou de crédito, por exemplo, existe o desconto sobre a operação, que é a taxa cobrada pela empresa da maquininha. Por outro lado, o Pix é feito diretamente entre contas, sem o intermédio de outra empresa, o que elimina custos com terceiros. Com isso, a operação de pagamento fica mais barata e rápida, porque o recebimento ocorre em poucos segundos.

Pagamento instantâneo na conta PJ

As empresas que recebem por meio do Pix têm o dinheiro na conta em poucos segundos. Por isso, o fluxo de caixa e o capital de giro da empresa estão sempre com recursos, já que o cliente não precisa adiantar ou aguardar recebimentos. Mesmo que as vendas sejam feitas em finais de semana ou feriados, a compensação será imediata, não sendo necessário aguardar o próximo dia útil para usar o dinheiro.

Qual a diferença do Pix em relação às demais formas de pagamento?

As principais diferenças entre o Pix e as demais formas de pagamento estão no custo das operações e no tempo para o dinheiro cair na conta da empresa. Um boleto bancário, por exemplo, pode demorar dois dias para ser compensado no banco. Em contrapartida, o Pix deposita o valor pago em poucos segundos. Ou seja, uma vantagem para que faz compras online à vista, já que o processo agilizará a entrega do produto.

Em relação aos outros tipos de transferências, como a TED e DOC, o Pix sai na frente pois não depende de horário e dos dias úteis para ser feito. Na TED, a quantia fica disponível no mesmo dia útil se realizada até às 17h. O DOC, por sua vez, só cai na conta de destino no próximo dia útil. Já o pagamento efetuado por Pix cai em poucos segundos após a confirmação, independente do dia e horário.

Quer trocar a TED e o DOC pelo Pix? Conheça todas as diferenças entre os serviços e confira outras vantagens para o seu negócio.

Quero receber um pagamento instantâneo. O que devo fazer?

O Pix estará disponível para todos os usuários em 16 de novembro de 2020. Desta maneira, só será possível receber e pagar contas por meio dele a partir desta data. De qualquer modo, você já pode se adiantar e cadastrar as chaves Pix da sua empresa na sua conta PJ do Itaú.

Após o lançamento do novo meio de pagamento, utilize o QR Code para receber pagamentos de compras em seu negócio ou indique uma chave Pix para que o cliente envie o valor da compra. Para que não haja problemas no pagamento, certifique-se de que o valor está sendo cobrado corretamente e aguarde a confirmação de recebimento para emitir o comprovante de compra.

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