Como sair das dívidas I - Saiba consultar se seu nome está sujo

Você pode saber se o seu nome está sujo pela internet, no site dos órgãos protetores de crédito. Saiba como!

Para saber se o nome está sujo, você pode fazer uma consulta online gratuitamente pelos sites do Serasa e do SCPC Boa Vista, e também pelo celular, pelo aplicativo destas mesmas empresas e do SPC. Acompanhe o passo a passo de cada uma abaixo.

Como consultar o nome sujo online

Antes de ver como fazer em cada plataforma, vale saber que você terá que fazer um cadastro em cada uma delas para conseguir ver se há dívidas negativando o seu nome. Por isso, tenha em mãos alguns documentos, como seu RG e CPF.

1. Serasa

Passo 1. Acesse o site do Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”.

Passo 2. Insira o seu CPF e faça o seu cadastro, preenchendo os campos com os dados solicitados e cadastrando uma senha de acesso. Se você já tiver um cadastro, basta colocar o seu CPF e a senha.

Passo 3. Ao acessar a página principal do seu perfil, você verá, logo abaixo do seu Serasa Score, se o seu nome está limpo ou sujo. Se estiver sujo, clique em “Ver meu CPF” e depois em “Dívidas negativadas” para saber quais são essas dívidas.

Em cada dívida, você pode consultar os meios de contato da empresa credora para tentar a negociação.

Esse mesmo processo também pode ser feito pelo celular, pelo aplicativo Serasa, disponível para Android e iOS. Basta seguir os mesmos passos da consulta pelo navegador.

2. SCPC Boa Vista

Passo 1. Acesse o site da Boa Vista (Consumidor Positivo) e clique em “Cadastre-se” para fazer o seu cadastro. Caso já seja cadastrado, clique em “Entrar”.

Passo 2. Coloque o seu CPF e senha e depois clique em “Entrar”.

Passo 3. Ao entrar na página principal do seu perfil, você poderá saber se o seu nome está sujo ou não ao olhar para o campo “Dívidas”, do lado esquerdo. Caso sejam apontadas dívidas, o seu CPF estará com restrição.

Passo 4. Clique em “Dívidas” para saber quais são os seus débitos e saber quais são as categorias, como cheques devolvidos e outros tipos de pendências.

Essa consulta também pode ser feita pelo aplicativo do Boa Vista Consumidor Positivo, seguindo as mesmas etapas da consulta pelo navegador de internet. O aplicativo pode ser utilizado em celulares Android e iOS.

3. SPC

Passo 1. Busque o aplicativo na loja de aplicativos do seu celular e faça o download. O app está disponível no Google Play e na App Store. Ao abrir o app, clique em “Faça o seu cadastro” e informe os dados necessários, além de cadastrar uma senha de acesso. Caso você já tenha cadastro nesta plataforma, clique em “Já tenho uma conta”.

Passo 2. Se você estiver fazendo o seu cadastro agora, você irá automaticamente para a página principal do seu perfil assim que finalizar o cadastro. Já se você já tinha se cadastrado antes, insira o seu CPF e a sua senha para entrar.

Passo 3. Logo abaixo do seu score, você poderá ver se há dívidas que estão deixando o seu nome sujo ou não. Se você quiser fazer uma pesquisa mais completa do seu CPF, o serviço não será mais gratuito e você terá que pagar uma taxa.

De olho nas contas!

“Dívida não é só quando pegamos dinheiro emprestado. Também temos uma dívida quando levamos um bem para casa sem ter pagado por ele ainda”, alerta o professor de finanças do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Ricardo Rocha. Isso inclui parcelamentos no cartão de crédito, boleto bancário e carnês de loja.

Por isso, antes de fazer uma compra a prazo, coloque tudo no papel e veja se as parcelas caberão no seu orçamento. Lembre-se: uma dívida não paga pode sujar seu nome no futuro.

Agora você já sabe como descobrir se está com o nome sujo. O próximo passo para sair das dívidas é negociar com a empresa que você deve. Continue e veja como!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL