Carregando...

InícioPostsFinanças - Negociar dívidas

Dívida de banco caduca? Entenda!

Dívida de banco caduca? Entenda!

Por mais que o seu nome fique limpo depois de cinco anos, a dívida não deixa de existir. Saiba mais sobre isso! A resposta para esta pergunta é: depende. De fato, quando se deixa de pagar determinada dívida, as cobranças podem acabar depois do período de cinco anos. Porém, isso não é uma regra. Veja […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Por mais que o seu nome fique limpo depois de cinco anos, a dívida não deixa de existir. Saiba mais sobre isso!

A resposta para esta pergunta é: depende. De fato, quando se deixa de pagar determinada dívida, as cobranças podem acabar depois do período de cinco anos. Porém, isso não é uma regra. Veja agora se uma dívida com o banco caduca e entenda melhor sobre esse processo.

O que acontece com a dívida?

É muito comum escutar que as dívidas de banco caducam, mas como isso é possível? Na verdade, o que acontece é que após muitas tentativas de cobrança o banco e empresa de cartão de crédito vendem essa dívida para as empresas especializadas de cobrança. Depois, essas empresas de cobrança vão fazer mais várias tentativas. Dependendo do valor da dívida, em certo ponto as empresas desistem de cobrar porque entendem que o custo de cobrar está mais alto do que o dinheiro que têm a receber.

Por isso, muita gente fala que dívida com banco ou cartão de crédito caduca. Só que isso é meia verdade. O fato é que a dívida continua existindo e você nunca sabe se a empresa irá desistir da cobrança ou não. Por isso, se você tem condições, procure negociar um acordo para quitar a dívida e tire o problema da frente.

Em quanto tempo uma dívida no banco ou cartão de crédito caduca (prescreve)?

Provavelmente você já escutou alguém dizer que basta esperar cinco anos da negativação para a dívida caducar e o nome ficar limpo outra vez, não é? Mas não se deixe enganar: uma parte dessa história é mito porque, na verdade, a dívida não some ao prescrever.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando o seu nome vai parar no cadastro de maus pagadores de empresas como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), ele deverá ser limpo automaticamente depois de cinco anos. Essa parte é verdade: mesmo sem quitar a dívida, o seu CPF volta ao normal após esse tempo.

O que é mito é a dívida deixar de existir. Quando ela prescreve ou “caduca”, isso não significa que você está liberado do pagamento. O motivo? Após cinco anos, o nome sai do cadastro dos negativados, mas o valor que você deve ainda não foi pago. Ou seja, a empresa pode continuar cobrando pela dívida.

Além disso, a regra estabelece que o nome deve sair apenas da Serasa e SPC. Sendo assim, se você ficou devendo em um banco, ele pode guardar essa informação nos seus próprios bancos de dados por muitos anos. Com isso, você pode ter dificuldades em pegar algum empréstimo nesse banco, mesmo já tendo passado os cinco anos.

Sem contar que, durante esse período de espera para a dívida prescrever, você não consegue fazer nenhum financiamento e tem dificuldade para pegar empréstimos ou pedir parcelamentos de compras. Por isso, agora você já sabe que não compensa deixar a dívida prescrever! Se possível, negocie o valor e quite essa pendência o quanto antes.

Entenda como funciona a cobrança de uma dívida

Se você tem uma dívida no banco ou no cartão de crédito que deixou de pagar, o próprio banco ou cartão de crédito tentará fazer a cobrança. Caso não tenha resultado, é comum o banco ou empresa de cartão de crédito vender essa dívida para uma empresa especializada em cobrança – e tanto o banco quanto a empresa de cartão de crédito tem direito de fazer isso.

Essas empresas de cobrança são especializadas em cobrar devedores e o objetivo delas é conseguir o máximo de acordos para recuperar o dinheiro. Por isso, às vezes acontece de uma dívida que o banco não estava mais cobrando, de repente uma empresa de cobrança volta a entrar em contato com você com frequência.

Negocie suas dívidas

Não deixe a dívida com o banco caducar! A Serasa promove feiras para negociações de dívidas ao longo do ano. Reúna todos os valores em atraso e procure um dos mutirões de negociação ou acesse o site da Serasa, preencha com o seu CPF e faça a renegociação.

Saiba como negociar dívidas com os principais bancos do Brasil. Clique em cima da instituição bancária onde você possui dívidas e negocie o débito em aberto!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes