Carregando...

InícioPostsFinanças - Negociar dívidas

Não consegui pagar as parcelas do Minha Casa Minha Vida, e agora?

Não consegui pagar as parcelas do Minha Casa Minha Vida, e agora?

Saiba o que você pode fazer caso não consiga pagar as parcelas do Minha Casa Minha Vida. O Minha Casa Minha Vida, programa do governo em parceria com a Caixa Econômica Federal, beneficia grande parte da população brasileira de baixa renda com o subsídio de até 90% do valor do imóvel que pode ser pago […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Saiba o que você pode fazer caso não consiga pagar as parcelas do Minha Casa Minha Vida.

Como ter mais dinheiro 3

O Minha Casa Minha Vida, programa do governo em parceria com a Caixa Econômica Federal, beneficia grande parte da população brasileira de baixa renda com o subsídio de até 90% do valor do imóvel que pode ser pago sem juros, dependendo de sua faixa de renda.

Mas apesar das vantagens desse financiamento, é importante tomar cuidado para manter o pagamento das parcelas em dia, afinal, atrasar as mensalidades e não resolver a situação em até 3 meses pode fazer com que o beneficiário perca o imóvel que conseguiu com o programa.

Saiba como é possível resolver a situação caso as parcelas do Minha Casa Minha Vida estejam em atraso e manter o imóvel em seu nome. Confira!

1. Negocie sua dívida com a Caixa Econômica Federal

Muitas pessoas descartam essa opção por achar ser uma tentativa em vão e difícil de conseguir, mas a verdade é que a instituição financeira prefere que seja feito um acordo e você pague seus débitos de forma diferenciada do que perder um cliente.

No programa Minha Casa Minha Vida não é diferente, assim, é possível encontrar a melhor maneira para acertar a sua dívida junto a Caixa Econômica Federal, como o parcelamento das parcelas em atraso.

Nessa opção, as mensalidades atrasadas podem ser parceladas e diluídas nas parcelas futuras para que você não perca seu imóvel com o acúmulo da dívida. Mas é importante lembrar que antes de entrar nesse acordo, é necessário um bom planejamento financeiro e comprometimento para que essa dívida não acaba se tornando uma bola de neve.

2. Pague parte da dívida do Minha Casa Minha Vida usando o saldo do FGTS

O saldo disponível na sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado para quitar parte da dívida com o programa Minha Casa Minha Vida. Com ele é possível pagar mensalmente por um prazo máximo de 12 meses até 80% da sua dívida.

Abatendo parte da dívida feita no financiamento do Minha Casa Minha Vida você pode manter o mesmo prazo com parcelas mais baixas, facilitando o pagamento mês a mês.

Mas lembre-se: o intervalo para a utilização desse recurso para abater as dívidas é de dois anos. Ou seja, se você retirar o dinheiro do seu FGTS para abater parte da dívida com o financiamento do Minha Casa Minha Vida ainda este ano, só poderá resgatar o saldo para os mesmos fins novamente em 2019.

3. Peça para aumentar o prazo do financiamento do Minha Casa Minha Vida

Esta opção é mais viável quando as parcelas do Minha Casa Minha Vida ainda não venceram, porém, é importante que você saiba que existe a possibilidade de aumentar o prazo do financiamento e, com isso, abaixar o valor das parcelas.

Mas é importante lembrar que aumentar o prazo do financiamento não resolve a situação em todos os tipos de financiamento, pois pode causar também o aumento de taxas cobradas junto às parcelas, como é o caso da taxa de administração, por exemplo.

Importante!

Se a situação não se resolver em um prazo máximo de 3 meses o beneficiário pode perder o imóvel adquirido com o programa Minha Casa Minha Vida. Assim, é necessário manter as parcelas em dia ou negociar a dívida, caso haja mensalidades em atraso, para garantir que o bem permaneça em seu nome.

Veja também!

 

 

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes