Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Pix para PJ: entenda o pagamento instantâneo nas empresas

Pix para PJ: entenda o pagamento instantâneo nas empresas

Grandes empresas e negócios menores terão como transferir e receber valores de forma instantânea pelo Pix. Saiba como o sistema funcionará para pessoa jurídica. Quem é dono de empresa costuma fazer inúmeros pagamentos ao longo do mês, incluindo compra de materiais e custos com funcionários. Por isso, é importante que o gerente tenha o controle […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Grandes empresas e negócios menores terão como transferir e receber valores de forma instantânea pelo Pix. Saiba como o sistema funcionará para pessoa jurídica.

Quem é dono de empresa costuma fazer inúmeros pagamentos ao longo do mês, incluindo compra de materiais e custos com funcionários. Por isso, é importante que o gerente tenha o controle sobre seu fluxo de caixa e capital de giro. Uma alternativa é investir no recebimento e transferência de quantias pelo Pix – sistema desenvolvido pelo Banco Central para efetuar operações instantâneas. Entenda o novo meio de pagamentos e saiba como inseri-lo em seu negócio.

Como funciona o Pix?

O Pix é um tipo de pagamento e transferência bancária, mas com um diferencial: ele é instantâneo. Ou seja, no momento em que a operação for autorizada pelo banco por meio do aplicativo ou internet banking, o dinheiro cairá na conta de destino. As transferências que já estamos habituados, como a TED e o DOC, levam mais tempo para serem feitas, enquanto o Pix demora até 10 segundos.

Outro ponto importante sobre o Pix está na sua disponibilidade. Enquanto algumas movimentações dependem do horário bancário nos dias úteis, o pagamento instantâneo é feito em qualquer dia e horário. Mesmo que seja feriado, sábado ou domingo, o Pix estará disponível para o correntista.

É importante lembrar que o Pix faz parte das funções disponíveis no aplicativo do banco ou no internet banking. Por isso, não é necessário fazer o download de programas à parte. No entanto, cadastrando uma chave Pix e gerando um QR Code, as transferências ficam ainda mais rápidas. Entenda mais abaixo!

Chaves Pix

As chaves Pix, também conhecidas como chaves de endereçamento, são uma maneira de agilizar a realização do Pix. Elas funcionam como um apelido para sua conta corrente PJ. Desse modo, não é necessário informar todos os dados bancários para receber uma quantia, procedimento já feito na TED e no DOC.

O cadastro da chave Pix é feito diretamente nos canais do banco (internet banking e aplicativo). Os dados que podem ser utilizados como chave de endereçamento são o CNPJ/ CPF vinculado à conta, número do telefone celular e um e-mail. Assim que o banco efetua a autenticação do dado como chave Pix, ele já pode ser usado para receber dinheiro. Além disso, também é possível gerar uma chave de forma aleatória para transferir valores.

Para utilizar o Pix, você pode informar a chave Pix da sua conta corrente para que os clientes façam pagamentos direto por ela. É importante lembrar que o Pix também pode ser feito com os dados bancários de quem receberá, mas utilizar a chave no dia a dia é mais rápido.

Importante! Pessoa jurídica consegue cadastrar até 20 chaves Pix nos bancos, mas elas não podem ser iguais entre as instituições financeiras. Por isso, organize suas informações e só cadastre uma vez algum dado pessoal para não ter confusões. Saiba mais sobre as Chaves Pix.

Outra opção para efetuar cobranças é pelo QR Code. Veja abaixo como fazer!

QR Code

Um Pix também pode ser feito por meio da leitura de QR Code. Quem fará o pagamento deve abrir o aplicativo do banco e, com a câmera do celular, efetuar a leitura do código e autorizar o pagamento. Se você é o dono do negócio e deseja receber por meio do Pix, saiba que existem dois tipos de QR Code: o estático e o dinâmico.

O QR Code Estático é utilizado para transações comuns entre contas no cotidiano. Já o QR Code Dinâmico permite que outras informações sejam alocadas dentro do código, como dados sobre pedidos e compras. Nesse sentido, o código dinâmico é a melhor opção para quem tem um negócio e faz um número de vendas maior ao longo do dia.

Quais as vantagens do Pix para pessoa jurídica?

O Pix é um sistema de pagamentos mais independente, pois outras empresas não precisam interferir no recebimento de valores, além de ser uma transação com tarifas menores. Entenda por quais motivos vale a pena usar o Pix para pessoa jurídica!

Transações sem intermédio de outras empresas

Em um pagamento feito com cartão de débito, por exemplo, existe o desconto sobre a operação, que é a taxa cobrada pela empresa. Por outro lado, o Pix é feito diretamente com o banco, eliminando custos com serviços de terceiros. Com isso, a operação de pagamento fica mais barata e rápida.

Pagamento instantâneo na conta corrente PJ

Quem recebe por meio do Pix garante o dinheiro em sua conta corrente em poucos segundos. Por isso, o fluxo de caixa e o capital de giro da empresa estão sempre com recursos, já que não é preciso adiantar ou aguardar recebimentos. Mesmo que as vendas sejam feitas no final de semana, você não precisa esperar até segunda-feira ou o próximo dia útil para usar o dinheiro.

Pagamentos internos com menos custos

O salário de funcionários, contas com fornecedores e outras cobranças podem ser pagos pelo Pix. O sistema de pagamentos instantâneos facilita transações internas, e não apenas com clientes. Para empresários e empreendedores, o sistema é uma alternativa de baixo custo para efetuar os pagamentos.

Quanto pago para utilizar o Pix?

O Banco Central estabeleceu a tarifa de R$ 0,01 para cada 10 transações de Pix. Desse modo, os bancos decidiram oferecer o novo sistema de pagamentos de forma gratuita para pessoa física. Entretanto, algumas instituições financeiras cobrarão pelo uso do PIX em empresas. Isso porque haverá um fluxo maior de operações ao longo do mês.

Cada banco decidirá como fará a cobrança. Portanto, visite o site ou entre em contato com a instituição onde possui conta corrente PJ para descobrir as tarifas. Contudo, mesmo para empresas, o Pix custará menos que outros tipos de transferência.

É seguro utilizar o sistema na minha empresa?

O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central com o objetivo de facilitar processos bancários e aumentar a variedade de operações que podem ser feitas nos bancos e nas empresas. Para ser lançado, o sistema de pagamentos rápidos passou por diferentes testes e verificações que garantem um bom funcionamento e a segurança no cotidiano.

Contudo, as transferências e pagamentos feitos pelo Pix seguem protocolos de segurança bancária e protegem os dados dos usuários. Mas, os clientes precisam ter alguns cuidados, entre eles está a inscrição das chaves Pix. O cadastro dos dados deve ser feito apenas nas plataformas do banco. Isso evita problemas com fraudes e roubos de informações pessoais. Por isso, fique atento!

Como utilizar o pagamento instantâneo no meu negócio?

O pagamento instantâneo é um serviço desenvolvido pelo Banco Central, mas cabe aos bancos e fintechs adequá-lo às suas plataformas. Num primeiro momento, é necessário ter uma conta corrente na instituição financeira. Para donos de empresas ou micro negócios, alguns bancos podem exigir a abertura de uma conta PJ, pois o serviço garante uma série de vantagens e outras operações para empresas.

O Pix estará disponível a partir de 16 de novembro de 2020. Depois disso, o sistema poderá ser utilizado para receber o valor de vendas e movimentar recursos internos da empresa. Lembre-se que, para facilitar recebimentos do cotidiano, a Chave Pix e o QR Code são boas alternativas.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes