Qual é a diferença entre Serasa e SPC?

A Serasa e o SPC são empresas que têm os dados de todos os negativados do país. Descubra o que significa cada uma delas e como você pode consultar seu nome.

Diferença-Serasa-SPC_web

A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são empresas que registram informações pessoais, como nome e CPF, endereço, além de outros dados como dívidas atrasadas, cheques protestados e cheques roubados. Apesar de terem algumas diferenças, a intenção delas é a mesma: fornecer informações para lojas e bancos para dar mais segurança quando essas vendem a prazo, emprestam dinheiro ou fazem financiamentos. Saiba mais sobre esses órgãos de crédito e veja como ambos funcionam na prática.

Conheça a diferença entre Serasa e SPC

As duas empresas têm a mesma função: informar quem está com o nome sujo e dar outras informações importantes para as empresas que querem vender a prazo ou conceder empréstimos.

A Serasa recebe a maior parte das informações sobre quem tem dívida em bancos e instituições financeiras, ou seja, quem está com problemas para quitar empréstimos, financiamentos e dívidas no cheque especial. Já o SPC tem mais acesso aos dados de consumidores que devem no comércio e estão com pagamentos pendentes em lojas e estabelecimentos de todos os estados brasileiros. A partir dos dados encaminhados pelas associações formadas por lojistas, o SPC forma um banco de dados com o nome dos devedores.

Mesmo assim, quando você é negativado em uma delas, essa informação costuma ir para o banco de dados da outra empresa. Então, as principais diferenças entre a Serasa e o SPC estão relacionadas à criação e aos tipos de consulta do CPF. Confira!

O que é a Serasa Experian

Em 1968, a Serasa foi criada em uma parceria da Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). Atualmente, ela pertence a uma empresa irlandesa chamada Experian e, por isso, seu nome no Brasil passou a ser Serasa Experian. Esta é uma das empresas avisadas quando você deixa de pagar uma dívida. Quando isso acontece, o consumidor recebe uma carta que informa sobre a negativação e, nesse caso, você terá 10 dias para resolver essa situação ou apresentar sua defesa.

É possível consultar seu CPF pessoalmente nas agências da Serasa Experian ou pelo site da Serasa, sem pagar nada por isso. Com um simples cadastro utilizando o CPF e outras informações pessoais, o usuário consegue ver todas as suas dívidas pendentes que foram registradas na Serasa e solicitar a negociação dos débitos para limpar o seu nome. Confira como consultar CPF no Serasa e regularize já a sua situação.

Empréstimo online: compare em diferentes bancos
Acesse nosso comparador de empréstimos e receba ofertas de várias financeiras.

O que é o SPC Brasil

O SPC é patrocinado pelas associações comerciais, especificamente as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Isso significa que o SPC, assim como a Serasa, vende aos lojistas a relação de pessoas físicas e jurídicas que estão com o nome sujo. É uma forma de monitorar o histórico dos clientes e identificar os riscos de emprestar ou liberar serviços para os interessados.

Caso queira fazer a consulta online do CPF ou até mesmo de um CNPJ no SPC Brasil, é necessário pagar R$ 9,90 por cada consulta. A empresa também trabalha com outros planos que permitem verificar mais vezes a situação do CPF e demais informações sobre dívidas e empresas que consultaram os dados. O valor pode chegar a R$ 499,90.

O que é o SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços, é outra empresa que tem as informações sobre quem está endividado. Diferentemente do SPC, a Boa Vista SCPC permite que você consulte seu CPF gratuitamente pela internet. Caso queira fazer essa consulta, clique aqui e confira o passo a passo.

Se você mora em São Paulo, não gasta nada se for a uma das agências do SCPC, que ficam nestes endereços:

Para quem está em outro estado, não tem jeito: a solução é fazer uma consulta do CPF online no site do SCPC.

Por quanto tempo o nome fica registrado nos órgãos de crédito?

Quem não paga a dívida fica com o nome na Serasa, SPC, ou SCPC por cinco anos a partir da data da negativação. Isso se a dívida não for paga antes. Depois de cinco anos, tanto a Serasa, quanto SPC e SCPC são obrigadas a tirar essa informação do cadastro e você pode continuar negativado apenas se contraiu novas dívidas.

As empresas poderão cobrar a dívida se não receber os pagamentos, mesmo após o período de cinco anos em que o nome do cliente ficou registrado nas listas. A melhor opção é tentar negociar as dívidas e limpar o seu nome o quanto antes para evitar maiores transtornos.

Como o nome é colocado nas listas do SPC e Serasa?

Quando você deixa de pagar uma dívida, o banco ou loja pode enviar essa informação para a Serasa e SPC Brasil de que você está inadimplente, ou seja, que está negativado. Essa informação fica disponível para qualquer empresa que contratar o serviço da Serasa ou SPC com o objetivo de descobrir se há a possibilidade de ter prejuízos ao liberar algum crédito e serviços para o interessado.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL