Operadoras Visa e Mastercard finalizam operações na Rússia

Operadoras Visa e Mastercard finalizam operações na Rússia

Mastercard
Mastercard e Visa deixam de operar na Rússia após o início da guerra. Outras empresas seguem o mesmo caminho. Veja quais.

No último sábado (5) as operadoras de cartão Visa e Mastercard anunciaram a suspensão de suas atividades na Rússia. A decisão foi tomada logo após os primeiros ataques à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro. 

Vale ressaltar que a Visa informou que seus cartões deixarão de operar na Federação Russa. Já a Mastercard vai agir de forma diferente e vai impedir que bancos russos operem através de seus cartões. 

Outra medida tomada pela operadora Mastercard é que os cartões da empresa não funcionarão em máquinas dentro da Rússia.

A Visa terá suas operações encerradas nos próximos dias e, segundo Al Kelly, presidente da empresa, a iniciativa ocorreu por entenderem que as ações da Rússia são inaceitáveis.

A operadora Mastercard informou sua decisão através de uma nota, onde afirma que o ambiente de conflito e a instabilidade econômica são as motivações para a medida.

Além de Visa e Mastercard, outras empresas tomam medidas contra a Rússia

Diversas multinacionais resolveram encerrar suas atividades na Rússia. Essas sanções econômicas podem trazer uma crise financeira sem precedentes. Dessa forma, outras instituições estão se retirando com medo de perder seus investimentos.

Com a reabertura econômica, em 1991, a Rússia passou a receber investimentos estrangeiros. Com isso, o país foi se tornando uma potência no que diz respeito à exploração de gás natural e petróleo.

Nas últimas três décadas, o país acabou se tornando uma referência nos setores automotivos e na indústria petroquímica.

Veja as principais empresas que encerraram suas operações na Rússia

Apple

A gigante da tecnologia parou de vender seus produtos no país. Seu valor de mercado é de mais de R$ 2,5 trilhões. 

Outra medida foi limitar algumas funções na Ucrânia, como o Apple Maps, que oferece dados de tráfego. 

Shell

A Shell tem um valor de mercado de mais de U$$ 200 bilhões. A instituição parou de investir na estatal russa de energia Gazprom.

Disney

A Disney foi uma das primeiras empresas a se manifestar e parou de enviar suas produções ao país. A empresa tem um valor de US$ 263 milhões no mercado.

Além das instituições citadas acima, outras empresas deixaram de investir ou atuar no mercado russo, são elas: Netflix, Volkswagen, ExxonMobil e HSBC. 

Quer saber mais sobre esse tema? Que tal seguir nosso portal no Instagram @konkerobr? Deixe seu comentário.

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...