Confira o que você pode fazer para diminuir os riscos de algum vírus conseguir os dados da sua conta.
Acessar os serviços do banco pelo computador ou pelo celular facilita muito a sua vida, mas essa comodidade traz uma questão importante: é seguro usar o banco pela internet? A resposta depende de como você usa a internet.
Essa questão é um dos fatores que contribui para que algumas pessoas ainda recorram às agências bancárias para fazer o pagamento de contas, emissão de extratos e depósitos bancários direto no banco. Isso porque, apesar da comodidade, para alguns clientes essas plataformas podem facilitar o acesso de terceiros aos dados bancários.
Contudo, não é preciso ter medo na hora de acessar os dados bancários pelo internet banking ou aplicativo, porém são necessários alguns cuidados para não expor a sua conta bancária. Para saber quais as precauções você deve adotar, a Konkero separou 8 dicas que diminuem os riscos de alguém roubar seus dados e seu dinheiro. Confira!
Como os programadores dos antivírus sempre acompanham as novas ameaças, eles atualizam o software para que você não caia em nenhum ataque. Portanto, não atualizar o que você instalou aumenta os riscos. Ainda não tem antivírus? Clique aqui para conhecer cinco opções gratuitas.
Se caso estiver acessando o banco por um aplicativo de celular, procure atualizar o antivírus do aparelho e o programa do banco sempre que houver uma nova versão. Isso ajuda na hora de bloquear ações de hackers mal intencionados.
Afinal, você não sabe quem usou estes equipamentos antes de você. O usuário anterior pode ser um hacker ou alguém descuidado que deixou algum vírus acessar o computador. Também não é recomendado usar redes de Wi-Fi abertas, como o de aeroportos e restaurantes, pois eles podem coletar os dados que você digita.
Isso significa que as suas informações estão protegidas. Às vezes também aparece um cadeado ao lado do link que foi digitado e ele é um certificado de segurança.
Não prossiga se aparecer alguma informação diferente. Nesse caso, o ideal é que você ligue para a central de atendimento do banco onde ocorreu o problema, pois eles lhe indicarão a melhor forma de agir.
Se tiver alguma dificuldade, nunca dê sua senha nem peça orientações para quem você não conhece. O melhor a fazer é ligar diretamente na central de atendimento do banco.
Antes de fechar a tela do navegador, confirme se você saiu do internet banking ou do aplicativo. Em alguns casos, o navegador grava a sua senha e, se isso acontecer, quem ligar o computador terá acesso à conta.
Eles podem ser vírus, pois os bancos não costumam mandar e-mails para os usuários, a menos que o cliente faça uma solicitação. Portanto, se você receber esse tipo de contato e ficar inseguro, ligue na agência e confirme se existe algo errado.
Isso porque o anúncio pode levar a uma página falsa que roubará os seus dados. Também não acesse o site do banco por meio de mensagens de texto que receber.
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