Veja como fazer o agendamento para tirar a Carteira de Trabalho e conseguir realizar o serviço na respectiva unidade de atendimento!
A Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS) é essencial para todo e qualquer cidadão, pois ela permite que ele trabalhe formalmente em uma empresa privada, seja empregado doméstico, um jovem aprendiz ou um estagiário. Além disso, nela são feitas anotações importantes sobre a vida profissional do trabalhador, como o período de serviço em cada empresa, com o respectivo cargo e salário, o que é de grande utilidade no momento de solicitar a aposentadoria, pois serve como prova de contribuições ao INSS.
Para ter uma CTPS, você pode fazer o agendamento em um dos postos de atendimento que realizam esse serviço, ou ainda, solicitar a Carteira de Trabalho Digital pela internet.
Veja como fazer o agendamento online para emitir a sua carteira e possuir o documento que possibilita o trabalho formal.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o responsável pela emissão deste documento. Sendo assim, você pode tirar a CTPS nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na Gerência Regional do Trabalho ou nos postos de atendimento conveniados com o MTE, como o Poupatempo em São Paulo e o UAI em Minas Gerais. Entenda como fazer o agendamento online no passo a passo abaixo.
Passo 1. Acesse o site de Ministério do Trabalho e Emprego e selecione a opção “Carteira de Trabalho” na parte “Trabalhador”, localizada no lado esquerdo.
Passo 2. Na tela seguinte, clique em “Documentação Obrigatória”.
Passo 3. Selecione a opção “Agende seu atendimento”.
Passo 4. Preencha o formulário, informando em qual estado e município você quer o atendimento e, também, qual serviço você quer. No campo “Tipo de Atendimento”, selecione “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”. Faça a validação com o código de segurança e clique em “Prosseguir” para dar continuidade e finalizar o agendamento, escolhendo em qual unidade, dia e horário você quer ser atendido.
O serviço é gratuito, tanto para a 1ª via, quanto para a 2ª.
Desde 24 de setembro de 2019, o trabalhador não precisa mais emitir a CTPS física, podendo usar apenas a digital. Em 2017, o aplicativo para smartphone da carteira digital já existia, mas somente no segundo semestre de 2019 é que o documento foi substituído pela sua versão digital.
Quem ainda não fez uma carteira de trabalho, já tem o documento digital, desde que tenha inscrição no CPF. Assim, é preciso fazer um cadastro no site do Governo Federal, informando os seus dados pessoais e respondendo algumas perguntas sobre a sua vida profissional, além de cadastrar uma senha. Depois disso, é só entrar no aplicativo, disponível para Android e iOS, para ter acesso às informações da carteira.
Com o documento digital no lugar do impresso, não é necessário levar a CTPS física ao novo empregador quando for contratado. Se o empregador já for usuário do Sistema e-Social, basta informar o CPF no momento da admissão. Porém, se ele ainda não for, você precisará da carteira em papel.
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