Ainda é possível abrir um crediário?

Ainda é possível abrir um crediário?

Abrir um crediário: como funciona? ainda vale a pena e como solicitar?

abrir um crediário
Crediário: como funciona? ainda vale a pena e como solicitar?

Há alguns anos atrás era muito comum encontrar pessoas fazendo compras através de um crediário. Hoje em dia, os cartões de crédito tomaram conta do mercado.

Mas ainda há quem procure essa modalidade de pagamento. O que resta é saber se ela ainda vale a pena e como funciona.

O que é crediário?

De forma mais simplificada o crediário é uma forma de financiar um bem ou um serviço. Essa modalidade era conhecida como o famoso carnê.

Basicamente funcionava assim: o cliente faz um cadastro em uma loja, que abre um crédito e permite que ele faça compras no estabelecimento. O valor é parcelado através de um carnê, que é entregue ao consumidor e que precisa ser pago mensalmente.

A verdade é que com a facilidade de se conseguir um cartão de crédito, o crediário acabou perdendo a força no país. Mas ainda é possível encontrar empresas que o ofereça.

Dependendo do produto a ser adquirido, o crediário pode chegar às 48 parcelas. Mas cada uma delas é acrescida de juros.

Como funciona o pedido de crediário?

Qualquer pessoa maior de 18 anos e que possua um CPF pode solicitar um crediário. Mas para isso é preciso estar com o nome limpo e livre de dívidas inseridas no SPC ou Serasa.

O consumidor precisa apresentar os documentos pessoais e um comprovante de renda na loja escolhida. Após o preenchimento da ficha, o estabelecimento efetua uma análise de crédito.

Se aprovado, o cliente já consegue efetuar a compra e sai da loja sabendo o valor de cada parcela.

O crediário ainda vale a pena?

O crediário é uma boa alternativa para quem não possui cartão de crédito, pois assim é possível parcelar uma compra caso não tenha como pagar à vista.

O grande problema é que essa modalidade de pagamento costuma ter juros mais altos. Isso faz com que um produto acabe tendo um preço maior se comparado ao valor original.

Outra questão é que ele traz mais facilidade para endividamento, uma vez que o número alto de parcelas pode fazer com que o cliente se perca nos pagamentos.

A verdade é que muitas lojas passaram a oferecer seus próprios cartões aos clientes. Essa é uma alternativa mais econômica para os consumidores, uma vez que as taxas de juros costumam ser menores.

Quer saber mais sobre abertura de crediário? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdos.

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...