Aplicativo Rascunho para declaração do Imposto de Renda

Aplicativo Rascunho para declaração do Imposto de Renda

Ele é um aplicativo da Receita Federal e serve para o contribuinte anotar todos os gastos ao longo do ano. Veja como ele funciona e decida se vale a pena usar este programa!

A Receita Federal lançou um aplicativo para tentar facilitar o momento da declaração do Imposto de Renda. Chamado de Programa Rascunho, ele permite que você preencha os gastos ao longo do ano, como pagamento da escola ou do dentista, para que esses dados não se percam na hora de fazer a declaração. Neste rascunho, se o contribuinte vender uma moto em janeiro, por exemplo, pode inserir esta informação em vez de guardar recibos e dados do comprador que só usaria no dia da declaração. Entenda mais!

Saiba usar o aplicativo Rascunho da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física

Os campos deste aplicativo são os mesmos que a declaração preenchida possui. Tanto os contribuintes que declaram o IR pelo formulário completo quanto quem usa o modelo simplificado podem usá-lo, inserindo também despesas com dependentes, rendimentos, movimentação de bens e direitos, além de pagamentos feitos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à declaração. Por exemplo, as informações inseridas no aplicativo entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2017 podem ser usadas para facilitar o preenchimento da declaração de Imposto de Renda do ano de 2018.

Para usar e salvar os dados inseridos no aplicativo, é necessário criar uma palavra-chave ou senha que permite acesso às informações cadastradas. Quem perder ou esquecer essa senha terá que preencher tudo novamente, pois, infelizmente, não é possível recuperá-la.

Vale lembrar que os dados do rascunho não serão usados para calcular antecipadamente o imposto devido. Este aplicativo armazena os dados na Receita, e eles podem ser usados para te auxiliar no preenchimento da declaração de Imposto de Renda 2018, feita entre os meses de março e abril.

Como baixar o aplicativo Rascunho da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física

O aplicativo pode ser usado em computadores, tablets e smartphones, desde que estes tenham acesso à internet. Clique aqui para ir ao site da Receita Federal.

Para tablets e smartphones, ele está dentro do APP IRPF, disponível nas lojas Google Play, para o sistema Android, ou na App Store, para sistema iOS.

O uso deste aplicativo não é obrigatório, ele visa apenas facilitar a vida do contribuinte. Assim como esta novidade não elimina a declaração pré-preenchida que foi lançada pela Receita para o Imposto de Renda de 2014.

As regras da declaração do imposto de renda pessoa física não mudam: o contribuinte deve continuar guardando seus recibos durante cinco anos. No momento de preencher a declaração completa, entre os meses de março e abril, o usuário deve importar todos os dados preenchidos no rascunho. Depois, ele será eliminado do banco de dados da Receita.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...