Auxílio-doença: quem tem direito?

Auxílio-doença: quem tem direito?

Entenda quem tem direito ao auxílio-doença e saiba o que fazer para ter acesso a este benefício.

O auxílio-doença é um benefício do INSS destinado aos cidadãos que estejam temporariamente impossibilitados de trabalhar por conta de alguma doença ou acidente. Para ter direito ao auxílio, o cidadão precisa ser segurado do INSS, ou seja, ele precisa ser contribuinte, como os empregados com carteira assinada e os domésticos, por exemplo.

Diferente do auxílio-acidente, que é para trabalhadores que ficaram com sequelas permanentes por causa de acidentes, o auxílio-doença é voltado para quem está temporariamente incapaz de trabalhar, desde que por mais de 15 dias consecutivos.

Confira quais são os requisitos que devem ser cumpridos para receber o auxílio-doença e o que você deve fazer para solicitar esse benefício.

Quem tem direito ao auxílio-doença

Para ter direito ao auxílio-doença é preciso cumprir carência de 12 contribuições mensais – ou seja, ter contribuído com o INSS por 12 meses – e ser segurado do INSS. Sendo assim, tanto empregados com carteira assinada e domésticos, trabalhadores avulsos e segurados especiais, como contribuintes individuais ou facultativos, se precisarem, têm direito ao auxílio.

Desempregados também podem receber o benefício, desde que estejam no período de graça. O período de graça é quando o cidadão, mesmo não contribuindo mensalmente com o INSS, ainda é considerado segurado. Esse período depende do tipo de contribuição e da quantidade de contribuições pagas, variando de 7 meses a 3 anos depois que a contribuição foi interrompida.

Especialmente para empregados de empresas privadas, é necessário estar afastado do trabalho por mais de 15 dias corridos ou intercalados, caso o afastamento tenha sido por conta da mesma doença no período de 60 dias.

Além disso, é preciso comprovar a incapacidade temporária para receber o benefício. Portanto, o interessado deve passar por uma perícia médica que avaliará se ele, realmente, está incapaz.

Como pedir o auxílio-doença

Para fazer a solicitação do auxílio-doença, é preciso agendar a perícia pelo portal Meu INSS. Basta clicar em “Agende sua Perícia Médica”. Caso você precise reagendar, você pode fazer isso com até 3 dias de antecedência, e uma única vez. Por isso, se atente para não perder a consulta.

Na perícia, não deixe de levar os documentos listados abaixo:

Quanto é o auxílio-doença

No cálculo do auxílio-doença é considerada a média de todos os salários do interessado, tanto os maiores quanto os menores, não podendo ultrapassar o limite, que é equivalente à média dos seus 12 últimos salários.

Quanto tempo dura o auxílio-doença

O tempo de duração do auxílio-doença varia conforme a prescrição do médico que fez a perícia. Se ele não especificar o tempo, você receberá o benefício por 120 dias. Caso você julgue que o tempo determinado não foi o suficiente, você pode recorrer, mas saiba que tem um prazo para isso. Você deverá solicitar a prorrogação do auxílio nos últimos 15 dias de gozo do benefício junto ao INSS, podendo ir até uma agência, ligando no 135 ou pela internet, no Meu INSS.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...