Cheque sustado – O que é e o que significa

Cheque sustado – O que é e o que significa

Entenda o que é o cheque sustado e tire suas dúvidas sobre esse documento!

Por-que-cruzar-o-cheque

Além do dinheiro e dos cartões de débito e crédito, o cheque também é usado como uma forma de garantia e pagamento. Trata-se de um bloco chamado talão que possui folhas para serem preenchidas com o valor desejado para fazer pagamentos e depósitos. O cheque ainda é usado por algumas instituições bancárias e as folhas devem ser preenchidas de forma correta para que o pagamento seja descontado de forma correta.

É fundamental ter uma noção da situação financeira para efetuar pagamentos com os cheques e não sair colocando valores sem pensar. Ele possui dias certos para compensação e limites de saídas. Assim como outras formas de pagamentos, os cuidados com o cheque são necessários para evitar o saldo negativo.

O que é cheque sustado

Sustar um cheque é uma forma de tirar a validade do documento emitido como forma de pagamento. Essa prática pode e deve ser feita em caso de roubo ou furto das folhas ou do talão de cheques – preenchidas ou não – para que não dê prejuízos financeiros no futuro.

Também pode ocorrer quando há suspeita de fraude, desacordo comercial e oposição ao pagamento, por exemplo. Diferente do cheque caução que tem um valor de garantia, o sustado funciona como a anulação de um pagamento ou depósito. Saiba mais sobre o cheque caução.

Antes de sustar um cheque, o ideal é comunicar as partes envolvidas para que não ocorra uma cobrança indevida e o seu nome seja negativado. A sustação de um cheque pode ser feita pelo cliente por telefone, agência bancária, internet banking ou terminais de autoatendimento do seu banco.

Cheque sustado: o que isso muda na minha vida

O banco não pode julgar ou impedir a sustação do cheque em hipótese alguma, mas nada impede que a instituição cobre pelo procedimento de sustação. Além disso, é preciso ter certeza de que o motivo pelo qual você deseja sustar o cheque é realmente considerável porque, em caso de sustação indevida, o credor tem a possibilidade de recorrer, protestando o seu cheque.

Dessa forma, caso não existam provas que declarem que a sustação foi feita por um bom motivo, você pode ter o nome encaminhado ao CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos e a outros órgãos como o SPC e o Serasa.

Se porventura houver algum roubo ou furto dos cheques, o mais indicado é registrar um boletim de ocorrência antes de efetuar a sustação com a agência bancária.  Após efetuar o cancelamento, o banco pode enviar um novo talão para o cliente assim que a situação for normalizada. A cobrança de taxas para a sustação dos cheques e de um novo talão de cheques pode ser feita pelo banco.

Saiba como preencher um cheque

Para que o pagamento ou depósito feito por meio de um cheque seja descontado de forma correta, o titular do talão deve entender como funciona o preenchimento do documento para que o cheque não seja devolvido ou protestado. A Konkero montou um guia para ajudar você na hora de preencher os seus cheques. Clique aqui e descubra como colocar os dados corretamente nas folhas.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...