Como cancelar uma compra feita pelo cartão de crédito?

Como cancelar uma compra feita pelo cartão de crédito?

cartão de crédito
Cancelar uma compra feita pelo cartão de crédito é possível, mas não em qualquer caso. Existem algumas condições para que isso possa ser feito.

Cancelar uma compra feita pelo cartão de crédito é possível, mas não em qualquer caso. Existem algumas condições para que isso possa ser feito.

Esse é um direito que está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, desde que o cliente esteja inserido em uma das situações que mostraremos neste post.

Quando é possível cancelar a compra no cartão de crédito?

Para receber o dinheiro de volta, o consumidor precisa se enquadrar em um dos motivos abaixo:

1.Compra não reconhecida

Imagine que você recebeu a fatura do seu cartão de crédito e se deparou com uma compra que não foi feita por você? Neste caso é possível conseguir o estorno do seu dinheiro através da central de atendimento do cartão.
Esta costuma ser uma das razões mais comuns nos pedidos de cancelamento.

2. Erro na compra

Outra possibilidade é se você efetuar uma compra presencialmente e o valor for cobrado de forma errônea. Na mesma hora é possível pedir que o estabelecimento faça a correção do problema.

3. Desistência da compra (online ou por telefone)

O Código de Defesa do Consumidor garante que o cliente possa desistir de uma aquisição em até sete dias após o recebimento do produto.
Esse pedido não pode ser feito enquanto o produto não estiver em mãos.

4. Produto não entregue no prazo estipulado

Caso você compre um produto e ele não chegue na data prometida, saiba que é possível pedir o estorno do dinheiro em seu cartão de crédito.
Essa opção também é válida para prestação de serviços, caso um serviço não seja realizado dentro da data combinada.

5. Valores diferentes

Preço diferente entre o anunciado e o cobrado também é passível de cancelamento. O pedido pode ser feito de forma imediata ao ocorrido.

Solicitando o cancelamento

A forma mais comum de pedir o cancelamento é através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do seu cartão. A maioria das instituições faz atendimento por telefone ou por chat.

O processo é simples: basta entrar em contato e explicar a situação. O atendente irá analisar e informar o prazo para retorno.

Os valores costumam ser devolvidos nas faturas seguintes do cartão. Se as compras forem feitas em parcelas, em cada nova fatura o valor virá descrito como desconto.

Quer saber mais sobre como cancelar compra pelo cartão? Acesse o nosso blog e leia outros conteúdos.

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...