Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC

Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC

Sabia dessa? Nem todo curso superior que existe atualmente foi credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Para não ficar sem diploma, veja como descobrir a qualidade do que você escolheu.

Como-saber-se-a-facul-é-reconhecida-pelo-MEC_web

Sempre que uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade decide abrir um curso superior, é necessário avisar o Ministério da Educação (MEC), pois ele avaliará a qualidade do ensino e pode liberar ou não a abertura do curso. No entanto, muitas instituições não tomam esse cuidado e abrem vagas para cursos que não estão credenciados pelo governo.

A principal consequência de entrar em um curso superior sem aprovação do MEC é ter uma formação sem credibilidade no mercado de trabalho. O ensino superior ainda ajuda a conquistar melhores vagas de emprego, então, investir em um curso que não é reconhecido pelas empresas será uma perda de tempo e de dinheiro.

Como saber se a faculdade ou universidade é reconhecida pelo MEC

O Ministério da Educação faz três tipos de credenciamento de instituições de ensino: faculdade, centros universitários e universidades. Ou seja, a graduação que você escolher precisa estar dentro de uma instituição com uma destas três classificações.

Na hora de pesquisar o credenciamento no site do MEC, você pode buscar na aba “Consulta interativa” quais as opções na região onde você mora. Assim que seleciona o Estado onde quer fazer a pesquisa, é possível buscar por curso e, em seguida, por cidade.

Outro caminho é acessar a aba “Consulta avançada” e digitar especificamente o nome da instituição ou do curso que você procura. Se preferir pesquisar desta forma, coloque as informações corretas em todos os campos do formulário, caso contrário o sistema do MEC não encontrará a universidade – e você pode pensar que ela não está credenciada.

Assim que você encontra a faculdade e clica para ver mais detalhes, o site informa se ela tem cursos à distância. Este é um tipo de formação online que também recebe a autorização do MEC e, nesse caso, o diploma que você receberá terá a mesma validade dos cursos presenciais. Saiba mais sobre a graduação à distância.

Verifique se o curso é reconhecido pelo MEC

Além de confirmar que a universidade está credenciada, aproveite para verificar quais cursos ela pode oferecer.

Isso é muito importante pois a faculdade pode ser reconhecida pelo MEC, mas o curso que você quer fazer pode ainda não ter sido aprovado pelo Ministério da Educação.

Verifique as notas das faculdades e cursos no MEC / Enade

Outra informação bem importante é verificar quais as notas que a faculdade ou universidade e seus cursos receberam na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Com isso você consegue comparar diferentes faculdades e escolher o mais bem avaliado.

Por que a instituição deve estar cadastrada no MEC?

Algumas empresas não receberam a autorização do Ministério da Educação, mas estão com os cursos em andamento e têm alunos matriculados. Quando isso acontece, a instituição é considerada irregular e não poderá entregar o seu diploma no final do curso. Se você não tiver a comprovação de que cursou a graduação, poderá enfrentar problemas nas entrevistas de emprego porque o mercado de trabalho não leva em conta essa formação irregular. Na dúvida, pesquise bastante antes de se matricular.

Ganhe uma bolsa para fazer faculdade

A concorrência acirrada entre faculdades fez aumentar o número de bolsas oferecidas por elas. É possível fazer faculdade com descontos de até 75% no valor da mensalidade. O QueroBolsa é um portal que reúne dezenas de faculdades com centenas de opções de bolsas.

O processo é todo online. Você escolhe o curso, faz o cadastro, vê as condições de bolsa e faz a matrícula online, basta clicar aqui.

Fique por dentro!

Saiba mais como escolher uma instituição que oferece cursos à distância.

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...