Extrato de pagamento de benefício do INSS: o que é e como consultar

Extrato de pagamento de benefício do INSS: o que é e como consultar

Saiba o que é o extrato de pagamento de benefício do INSS e como fazer essa consulta!

Ao atingir determinada idade ou acumular uma quantidade específica de anos trabalhados, é direito do cidadão brasileiro se aposentar e receber a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assim como um salário, os beneficiários recebem o valor da aposentadoria mensalmente, por meio de crédito em conta ou por saque com cartão magnético.

Além dos aposentados, há ainda outras pessoas que recebem algum tipo de benefício do INSS. Alguns exemplos são o auxílio-acidente, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Como os recebimentos dos benefícios são mensais, o INSS permite que o beneficiário tenha acesso a um extrato do benefício, que mostra todos os valores já recebidos.

Saiba mais sobre o que é o extrato de pagamento de benefício do INSS e entenda como fazer para consultá-lo.

O que é o extrato de pagamento de benefício do INSS

O extrato de pagamento de benefício do INSS nada mais é do que um documento que contém algumas informações sobre o benefício recebido, como o valor, a previsão de pagamento, o status – que mostra se já foi pago ou não – e a competência (mês de referência).

Clicando sobre o benefício no extrato, é possível ter, ainda, uma discriminação dos valores, que indica o valor bruto do benefício e possíveis acréscimos e descontos, como o valor do 13º salário, imposto de renda retido na fonte e parcela de empréstimo consignado, se houver.

Além disso, há ainda informações sobre o pagamento, indicando como foi feito. Portanto, caso tenha sido creditado em uma conta corrente, por exemplo, os dados da conta estarão no extrato, como qual o banco e qual agência.

Como consultar o extrato do benefício

Para acompanhar os pagamentos do seu benefício, seja a aposentadoria ou qualquer outro benefício, é possível consultar pela internet o extrato do pagamento e, além de fazer o acompanhamento, verificar quais foram os valores recebidos e descontados. Confira no passo a passo abaixo como fazer essa consulta.

Passo 1. Acesse o site do Meu INSS. Você pode clicar diretamente neste link ou entrar no site do INSS, selecionar a opção “Saiba tudo sobre o Meu INSS” na aba “Serviços” e clicar em “Meu INSS”.

Passo 2. Você deverá entrar com o seu login e senha para consultar o extrato de pagamento, então, clique em “Entrar”.

Passo 3. Caso você já tenha um login e senha, informe o seu CPF e digite a sua senha para entrar na página principal, e pule para o passo 5. Se ainda não tem, clique em “Crie sua conta”.

Neste momento, uma janela será aberta, na qual você deverá escolher uma das opções de cadastro. Se estiver em dúvida entre qual opção escolher, clique em “Número do CPF”, que é a opção mais fácil.

Passo 4. Para fazer o seu cadastro, você deverá informar o seu CPF, nome completo e outros dados pessoais, além de definir uma senha para conseguir acessar. Depois de concluído o cadastro, digite o seu login e senha e entre na página principal do Meu INSS.

Passo 5. Ao abrir a página principal, você verá vários serviços abaixo da linha “Serviços em Destaque”. Para consultar o extrato, clique em “Extrato de Pagamento”, opção que contém o desenho de um cifrão ($).

Passo 6. Na tela seguinte, você poderá ver o seu extrato de pagamento do benefício do INSS. Será possível ver qual a competência do pagamento, qual o valor, se já está pago ou se ainda está pendente, qual a previsão de pagamento e o número do benefício.

Você também pode mudar a competência clicando nas datas de início e fim para consultar outros meses, e imprimir o extrato clicando em “Baixar PDF”.

Desta maneira, você acompanha de perto todos os seus recebimentos, sabe quando cairá a parcela do mês atual, e pode verificar os recebimentos passados.

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