Fuja do golpe da pirâmide financeira

Fuja do golpe da pirâmide financeira

As promessas de dinheiro fácil podem ser tentadoras, mas as chances de perder grana nesse negócio são muitas. Confira como identificar e fugir de pirâmides financeiras.

Fuja-do-golpe-da-pirâmide-financeira

Ganhar muito dinheiro em pouco tempo sem vender nenhum produto e com a única tarefa de indicar novos participantes. Se alguém já chamou você para participar de um grupo parecido com esse, desconfie: pode ser golpe!

Esse tipo de negócio é conhecido como pirâmide financeira e, apesar de tentador, nem sempre termina bem. Isso porque a possibilidade de o participante não lucrar e ainda perder o dinheiro que investiu é grande.

A fraude é chamada de ‘pirâmide’ por conta da forma como é criada: os membros mais antigos chamam pessoas novas, e estas devem chamar mais gente para o grupo. Todo mundo que entra paga uma taxa, com a promessa de que ganharão muito dinheiro depois.

O perigo é que o número de participantes fica tão grande que eles não conseguem mais convidar novas pessoas na mesma proporção. E aí a pirâmide quebra, dando prejuízo aos que entraram por último.

Como identificar uma pirâmide financeira

Segundo a especialista em direito penal empresarial, Sylvia Urquiza, alguns sinais ajudam a perceber o golpe – e ficar longe dele! Confira:

 – Promessa de lucro rápido

Se o negócio garante muito dinheiro com pouco investimento, desconfie. “As pessoas caem porque acreditam que terão alguma vantagem. Mas não existe ganho fácil e sem trabalho”, afirma Sylvia.

– Empresa que não vende um produto ou serviço

Se o negócio que você pretende participar ganha dinheiro apenas com a entrada de novos membros, as chances de ser uma pirâmide financeira são grandes.

– Negócio que investe só na entrada de novos participantes

Se o grupo está mais preocupado em aumentar o número de pessoas do que em vender ou melhorar um serviço, é outro sinal de alerta.

– Falta de informação sobre a empresa

Também é importante investigar se a empresa em que você vai investir realmente existe. Peça o número do CNPJ e consulte no site da Receita Federal, clicando aqui.

O que fazer para sair do golpe

Se você percebeu que está em uma pirâmide financeira, denuncie. Procurar uma delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência é um caminho. “A vítima também pode procurar o Procon ou outro órgão de defesa do consumidor”, ressalta a advogada.

Mas, mesmo com um processo judicial, não há garantias de que o dinheiro investido será recuperado. Por isso, o melhor caminho é ficar atento aos sinais e evitar o negócio.

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...