Nome sujo prejudica na hora de conseguir emprego?

Nome sujo prejudica na hora de conseguir emprego?

Confira o que acontece quando você está com nome sujo e quer conseguir um novo emprego. 

Como-avaliar-uma-nova-proposta-de-emprego

Grande parte da população desempregada procura um novo emprego para quitar dívidas e contas que estão em aberto. Dever para empresas de cartões de crédito ou atrasar o pagamento de financiamentos e empréstimos para bancos são situações comuns para a maioria das pessoas, e procurar por um trabalho nessas situações deve ser uma forma de tentar regularizar o seu nome!

Afinal, consigo um emprego tendo o nome sujo?

A grande maioria das empresas não faz a consulta do nome da pessoa nos serviços da Serasa, SPC ou SCPC para ver se existem dívidas não pagas. Mas isso não é regra. Existem sim algumas empresas que fazem esse tipo de consulta. De toda forma, como é minoria, não se preocupe com isso. Até por que é justamente com um emprego novo que a pessoa conseguirá regularizar a situação financeira em que se encontra.

Contudo, as empresas podem analisar o histórico profissional do candidato à vaga de trabalho e entender qual é o perfil da pessoa e se ela se encaixa no cargo oferecido. Não é necessário mencionar que você está endividado na entrevista de emprego. Se por acaso for perguntado, o que não é comum, responda de forma sincera sua situação e explique os motivos. Mantenha uma postura franca na hora da conversa!

Vale lembrar que a empresa só saberá se um candidato está com nome sujo se pagar para ter essa informação para empresas como Serasa, SPC ou SCPC. Ou seja, essa informação não está disponível de forma gratuita, nem fica vinculada à sua carteira de trabalho.

Como organizar minhas dívidas

Mesmo com riscos menores de perder uma vaga por estar com o nome sujo, pagar as dívidas atrasadas melhora sua vida financeira e, quando conseguir um emprego, é fundamental tentar fazer negociações e limpar o seu nome. Antes de tudo, reúna todos os valores em aberto e some tudo para ver o valor total das suas dívidas.

Quando você descobrir quanto deve, avalie quanto você poderá pagar por mês na negociação com o salário do novo trabalho. Enquanto você não tiver quitado todos os valores em aberto, é fundamental apertar o cinto e evitar fazer grandes gastos, principalmente nos três primeiros meses de experiência.

Fechou um acordo com um banco ou com a empresa em que possui a dívida? Evite atrasar os pagamentos novamente. Caso tenha algum imprevisto e precise usar o valor destinado à negociação, não deixe de informar o cobrador da dívida.

Uma outra alternativa para limpar o seu nome é refinanciar o seu automóvel ou imóvel. Mas lembre-se: caso o valor não seja quitado, o banco ou a instituição financeira pode pegar o carro ou imóvel, já que ele foi concedido como garantia para o empréstimo destinado ao valor da negociação.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...