O que você precisa saber antes de fazer um financiamento

O que você precisa saber antes de fazer um financiamento

Confira tudo o que você precisa saber antes de entrar em um financiamento e conquiste seu sonho com a segurança de um bom negócio!

O-que-você-precisa-saber-antes-de-fazer-um-financiamento

O financiamento é o crédito para quem quer antecipar uma compra: a aquisição de uma casa, um carro ou até mesmo a formação na faculdade. Mas esta deve ser uma decisão tomada com cuidado.  Trata-se de uma dívida que compromete o orçamento por um bom tempo.

Financiamentos de carros podem durar entre 5 e 6 anos. O imobiliário, dependendo do valor do imóvel, chega aos 35 anos. O estudantil, direcionado para quem deseja cursar a universidade ou determinado curso, leva cerca de 4 a 5 anos para ser quitado. Por isso é importante ter consciência de que os financiamentos são compromissos de pagamentos mais longos.

Para fazer uma boa escolha, confira as dicas de alguns especialistas e conquiste seu sonho com a certeza de que fez um bom negócio!

1. Fique por dentro da sua situação atual

“O mais importante é o planejamento”, conta o diretor de marketing da Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Fernando Cosenza. Como o financiamento compromete a renda por muitos anos, você precisa pensar se realmente quer e pode assumir esse compromisso.

Confirme também se você está com o nome sujo ou não. “Isso porque o crédito pode ser negado se o nome da pessoa estiver pendente na Serasa ou no SPC”, conta o diretor da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Nicola Tingas. Para saber se seu nome está sujo, clique aqui.

2. Faça o planejamento para o futuro

As parcelas do financiamento costumam ter valores altos, principalmente na compra de casas. Por isso, é muito importante saber se você terá condições de pagar as contas futuras. “Então, além de fazer um orçamento atual para saber quanto dinheiro sobra por mês, faça uma previsão dos gastos futuros para confirmar se as próximas parcelas caberão na sua renda”, ensina o diretor da Acrefi.

Também faz parte do planejamento saber os gastos que virão com o bem que será financiado. Por exemplo, se você vai financiar um carro, deve calcular o que vai gastar com combustível, IPVA e seguro.

Se perceber que será difícil pagar esse valor, faça um teste: por três meses guarde o dinheiro que corresponde ao valor da parcela e veja na prática o quanto o pagamento afetaria as suas contas. Lembre-se de que, se economizar todos os meses uma quantia, você estará mais perto de conquistar seu objetivo!

3. Pesquise bem

Se você fez todas as contas, os planejamentos e o teste, mas o valor do financiamento que conhece pesa muito no bolso, chegou o momento de procurar outros bancos onde você pode pegar esse crédito.

Os juros e as taxas variam conforme a instituição e podem fazer diferença nas parcelas. “Nesse caso, eu recomendo que o consumidor pesquise em diversos bancos qual o preço de um financiamento com o mesmo prazo. Dessa forma fica mais fácil comparar”, aconselha Cosenza.

4. Fique de olho no contrato

Antes de fechar o negócio, não deixe de comparar os contratos dos bancos onde pesquisou preço e, principalmente, leia tudo com calma. “Deve-se entender todos os termos do contrato. Por isso, o ideal é pedir uma cópia do documento e levá-lo para casa para ler com cuidado”, explica o planejador financeiro Rogério Nakata.

Saiba mais sobre o financiamento imobiliário

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...