PROCON: saiba como registrar reclamações online

PROCON: saiba como registrar reclamações online

Você pode registrar reclamações online no Procon pelo site da própria fundação ou pelo site Consumidor.gov. Veja como!

Registrar reclamações online no Procon é um direito seu caso você tenha dificuldades para resolver algum problema com um fornecedor de produtos ou serviços. Se você se sentir prejudicado, você pode recorrer à fundação para finalmente conseguir a solução.

Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes: a primeira é pelo site do Procon e a segunda é pelo site Consumidor.gov. Acompanhe o processo para fazer a sua reclamação em cada uma das plataformas.

Como registrar reclamações online no Procon

O canal eletrônico do site está disponível para envio de consultas ou reclamações de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h. O tempo de resposta da solicitação pode variar entre cinco e quinze dias. Confira abaixo o passo a passo.

1º Etapa: Acesse o site do Procon SP. Clique em “Faça sua reclamação”, conforme imagem abaixo.

Você também pode passar o mouse sobre a aba “Espaço Consumidor” e selecionar a opção “Atendimento a distância”.

Caso opte pelo segundo caminho, clique em “Acessar atendimento eletrônico”.

2º Etapa: Na página seguinte, faça o acesso com o seu e-mail ou CPF e senha, caso você já tenha cadastro. Caso não tenha ainda, clique em “Cadastre-se!”.

3º Etapa: Já no seu acesso, clique em “Meu Cadastro” para completá-lo. Sem esse passo, não é possível registrar sua reclamação. Você deverá informar dados como CPF, RG, data de nascimento, endereço e telefones para contato. Depois de concluído, clique na opção “Salvar dados”, localizada na parte inferior da tela. Caso seu cadastro já esteja completo, pule para a 4ª etapa.

4ª Etapa: Na tela seguinte, clique em “Nova reclamação” para fazer a sua queixa.

5ª Etapa: Nas telas seguintes, você deverá explicar e especificar a sua reclamação. Comece selecionando a opção “Sou titular da compra ou contratação” caso a compra tenha sido feita no seu nome. Caso você não seja o titular, você deverá comparecer até um posto do Poupatempo com uma procuração.

Prossiga preenchendo a classificação do problema (se ele está relacionado com alimentação, habitação, água, energia e gás, entre outros), o nome da empresa, detalhes necessários e anexos que te ajudarão a justificar a sua queixa. Finalize a reclamação e aguarde o contato por telefone ou e-mail.

Como registrar reclamações online no Consumidor.gov

Assim como o Procon, o Consumidor.gov.br funciona de acordo com o estatuto dos Direitos do Consumidor e, segundo dados da plataforma, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas. O tempo de resposta da empresa leva, em média, 7 dias para acontecer.

Veja a seguir o passo a passo para registrar uma reclamação no site Consumidor.gov.br.

1º Etapa: Acesse o site do Consumidor.gov.br e clique em “Cadastrar” no canto direito superior da tela.

2º Etapa:  Na página seguinte, preencha os campos com os dados cadastrais pedidos pelo site. É fundamental colocar o endereço de e-mail e telefones pessoais para que a empresa entre em contato com você para resolver o problema. Não esqueça também de aceitar os termos de uso do site para utilizá-lo.

3º Etapa: Assim que o cadastro for finalizado, você terá uma página de serviço onde todas as reclamações ficarão registradas e podem ser consultadas ao longo do contato. Clique no botão “Nova Reclamação”.

4º Etapa: Coloque todos os dados da reclamação nessa tela seguinte. Nome da empresa, serviço ou produto adquirido e o  problema relatado devem constar na ficha de reclamação. Descreva o ocorrido em poucas palavras e a melhor solução, ao seu ver, para a reclamação. Anexe notas fiscais e protocolos à reclamação e envie.

5º Etapa: Aguarde a confirmação de registro da reclamação por e-mail e acompanhe o progresso dela no site. As empresas demoram cerca de sete dias para contatar o cliente para uma negociação.

Outras formas de registrar reclamações

Além do atendimento pela internet, você também pode fazer a sua queixa presencialmente ou por telefone.

Atendimento Presencial

O atendimento pessoal do Procon em SP acontece em postos do Poupatempo, porém, o serviço também está presente em todo o território nacional. Confira a lista completa com os postos de atendimento do Procon no Brasil. 

Atendimento a distância

Também é possível registrar reclamações por meio da central de atendimento 151. O cliente que se sentir prejudicado pode entrar em contato e registrar uma ocorrência. O horário de funcionamento da central é de segunda a sexta-feira, das 8hs às 17hs, exceto em feriados.

O que é o Procon?

O Procon, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, é uma fundação que tem o objetivo de resolver problemas entre clientes e fornecedores de determinados produtos e serviços. Quando o consumidor sente-se prejudicado por alguma compra ou prestação de serviço contratada e a empresa não resolve o problema, ele pode recorrer à fundação para tentar solucionar a situação.

Com o auxílio do Código de Defesa do Consumidor, a fundação analisa as ocorrências dos consumidores e entra em contato com a empresa para negociar uma resolução. Hoje, ela é responsável pelo monitoramento da grande maioria do comércio nacional, inclusive o online.

O que é o Consumidor.gov?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a mediação direta entre consumidores e empresas para solução de problemas pela internet. Esse serviço é monitorado pela Senacon, a Secretaria Nacional do Consumidor, e permite solucionar conflitos de clientes de todo o país.

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