Protesto em cartório – O que é e o que significa

Protesto em cartório – O que é e o que significa

Entenda o que significa o termo protesto em cartório e saiba o que fazer caso você esteja com o nome nessa situação.

Protestar um título em cartório significa fazer um registro atestando que não houve o pagamento de uma quantia que por direito o reclamante deveria receber.

Geralmente essas ações são originadas de boletos e carnês não pagos e notas promissórias ou contratos não cumpridos. O requerente do protesto deve se apresentar ao cartório mais próximo ou, através da internet, e solicitar o título da dívida.

A partir do registro de protesto, a cobrança passa a ter validade e compromisso jurídico e a execução judicial da dívida pode ser feita com o devedor. Este último poderá realizar o pagamento do título ou, em alguns casos, justificar o não pagamento da dívida.

Os protestos podem ser abertos e consultados na internet, sem precisar ter que se deslocar ao cartório mais próximo. O site CENPROT permite que todo o processo seja feito online e também permite a consulta do seu CPF para descobrir eventuais dívidas.

Protesto em cartório: o que isso muda na minha vida

Se o seu nome foi protestado em cartório, provavelmente você deixou de fazer o pagamento a uma empresa que deveria recebê-lo. Por exemplo, um boleto, nota promissória ou contratos não pagos, podem fazer com que seu nome seja registrado no cartório de protestos.

Caso esse tenha sido o caso e você recebeu uma carta registrada pelo Tabelionato informando sobre o protesto do seu nome, você deve fazer o seguinte:

Mas atenção! Não há negociação por telefone ou e-mail, então, o processo só pode ser resolvido pessoalmente. Caso o pagamento não seja feito, o cartório enviará o seu nome para a Serasa Experian, que manterá suas informações em seu banco de dados e estas ficarão disponíveis para empresas e instituições que oferecem crédito, assim, ao passar por uma análise de crédito, você terá menos chances de conseguir um empréstimo.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...