Quer uma bolsa do Prouni? Você já pode fazer a sua inscrição

Quer uma bolsa do Prouni? Você já pode fazer a sua inscrição

Descubra quem pode concorrer à bolsa de estudo do Prouni e como se inscrever.

Inscrição-Prouni

Quem quer tentar uma bolsa do Prouni em 2020, o programa de bolsas universitárias do Governo Federal, poderá se inscrever a partir do dia 28 de janeiro. As inscrições irão até o dia 31/01, e após esse período, só serão aceitas novas inscrições no segundo semestre do ano.

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais para faculdades privadas. As integrais pagam a mensalidade inteira da faculdade, e as parciais dão descontos de 50% no valor. No entanto, para participar, o aluno precisa respeitar alguns critérios. Saiba mais!

Quem pode concorrer à bolsa do Prouni?

Pode participar do programa o estudante que tiver feito o ensino médio em escola estadual, ou que estudou com bolsa integral em escola particular. Além disso, o aluno deve ter participado do último  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguido pelo menos 450 pontos na média das notas da prova.

Também há uma diferença para a seleção de bolsas integrais e parciais. Nas bolsas integrais, só pode concorrer quem tem renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Ou seja, se sua família tem 4 membros, a renda máxima deve ser equivalente ao valor de quatro vezes um salário mínimo e meio.

E para as bolsas parciais, a renda máxima é de até três salários mínimos por pessoa da família. Nesse caso, o candidato terá que pagar a mensalidade, mas menor do que o preço do curso.

Como funcionam as vagas do Prouni?

As vagas disponibilizadas no programa são de universidades privadas. Na hora de fazer a inscrição, o candidato deve selecionar duas opções de faculdades, incluindo campus, curso, turno e o tipo de bolsa que deseja concorrer. A classificação será feita conforme os resultados do Enem e as vagas disponíveis na instituições de ensino.

Após o resultado, o candidato aprovado deve encaminhar toda a documentação necessária até a universidade que ganhou a bolsa e fazer a matrícula. Algumas instituições podem solicitar uma avaliação inicial para validar a inscrição do aluno. Quem não foi aprovado nessa primeira chamada, ainda tem a chance de ser convocado para uma nova fase de aprovados, além de poder participar da lista de espera do Prouni.

Como fazer a inscrição no Prouni?

A inscrição para as bolsas do Prouni pode ser feita pela internet. Clique aqui e acesse o formulário. Para fazer o cadastro, você vai precisar do seu número de inscrição no Enem. Caso não se lembre, veja aqui.

Fique atento aos prazos de inscrição e encaminhamento de documentos. O programa não realiza prorrogações e não há garantia de que as universidades irão aceitar a documentação após o final das inscrições.

Quais documentos devo levar na faculdade?

Para validar as informações cadastradas no sistema do Prouni, as universidades exigem alguns documentos e cópias de ambos na hora de fazer a inscrição do candidato e liberar a bolsa de estudos. São eles:

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...