Rendimento da poupança: vale a pena?

Rendimento da poupança: vale a pena?

Descubra como é o rendimento da poupança e se realmente vale a pena usá-la como forma de investimento.

A poupança ainda é a maneira mais conhecida e utilizada pelos brasileiros quando o assunto é poupar dinheiro. Mesmo com uma rentabilidade baixa em relação a outras aplicações, a poupança é considerada uma das formas mais simples e seguras de investir e o valor aplicado poder ser retirado a qualquer momento, além de ser isento da declaração de imposto de renda.

Mas será que usar a poupança como principal meio de guardar dinheiro vale a pena? Será que sua rentabilidade muda de acordo com as instituições financeiras que a oferecem?

Para tirar as dúvidas sobre a rentabilidade da poupança e se realmente vale a pena apostar nessa forma de investimento, separamos essa matéria para você. Confira!

Como funciona o rendimento da poupança?

O rendimento da poupança depende de duas taxas importantes para ser definido, são elas: a Selic, definida pelo Banco Central e a Taxa Referencial, definida pelo Governo.

Isso porque desde a mudança no rendimento da poupança, que ocorreu em 2012, quando a taxa Selic está acima de 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês + TR (taxa referencial). No entanto, caso a Selic fique abaixo de 8,5%, a poupança passa a render 70% do valor da Selic + TR. Mas vale saber que, como a TR costuma ser bem baixa, o ideal é se preocupar mais com a taxa Selic no momento de calcular o rendimento da sua conta poupança.

Ocorre que, atualmente, com a redução da taxa Selic para 7,5% ao ano, a rentabilidade da poupança está em 70% da taxa Selic + taxa referencial. Porém, o esperado pelo mercado financeiro é que a Selic fique ainda mais baixa, já que ela é definida a cada 45 dias pelo Banco Central, o que afetará diretamente na caderneta de poupança e fará com que ela renda cada vez menos.

Poupança x Investimento: qual devo escolher?

Essa é uma questão bem discutida, mas, afinal, guardar dinheiro na poupança vale a pena ou não?  A resposta é: depende. Apesar de ser uma maneira bastante segura de se investir uma grana, a poupança não oferece bons rendimentos ao final do prazo.

No caso dos investimentos, esses sim podem fazer o seu dinheiro render bastante, mesmo em curto prazo, dependendo de onde você escolher aplicar sua grana. E se engana quem acredita que para investir é necessário saber tudo sobre o mercado financeiro e oscilações de moeda.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...