RG perdido: como descobrir o número

RG perdido: como descobrir o número

É possível descobrir o número do RG perdido pela internet ou celular usando o número do CPF. Confira o passo a passo!

Em caso de perda ou roubo do RG, o dono do documento precisa registrar um boletim de ocorrência para que, em caso de tentativa de fraudes com sua identidade, ele tenha como provar que não estava com o seu documento. No entanto, para isso, é necessário informar a numeração do RG.

Se você não sabe o número do seu RG, saiba que é possível consultá-lo com o seu CPF pela internet e pelo celular, via aplicativo. Veja como fazer em cada um dos casos.

Onde descobrir o número do RG

O número do RG pode ser conferido no portal Meu INSS, acessando tanto pelo navegador de internet, como pelo aplicativo do portal. Acompanhe os procedimentos descritos abaixo.

Consulta pela internet

Passo 1. Acesse o site do Meu INSS e clique em “Entrar”.

Passo 2. Faça o login com o seu CPF e senha. Caso você ainda não tenha um cadastro, clique em “Crie sua conta” e cadastre-se em poucos minutos preenchendo os campos com os seus dados pessoais solicitados.

Passo 3. Na sua página principal e clique em “Meu Cadastro”, no menu superior.

Passo 4. Desça um pouco a tela seguinte até chegar na parte “Documentação”. Assim, você poderá ver o número do seu RG na parte “Identificação”, assim como a data de expedição e órgão emissor. Na mesma tela, você ainda consegue descobrir o número da sua carteira de trabalho (CTPS).

Consulta pelo aplicativo

Passo 1. Faça o download do aplicativo Meu INSS no Google Play ou na App Store. Abra o app e clique em “Entrar”.

Passo 2. Faça login com o seu CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro no portal Gov.br, cadastre-se clicando em “Crie sua conta”.

Passo 3. Clique os três risquinhos no canto superior esquerdo para acessar o menu principal.

Passo 4. Selecione a opção “Meu Cadastro”, que está dentro da opção “Mais acessadas”.

Passo 5. Na tela seguinte, chegue até a parte “Documentação”. Assim, você poderá ver o número do seu RG na parte “Identificação”, e ainda conferir a data de expedição e o órgão emissor. Na mesma tela, você também consegue descobrir o número da sua carteira de trabalho (CTPS).

Como fazer o boletim de ocorrência (BO)

Fazer o boletim de ocorrência facilita na hora de localizar o documento e também na emissão da segunda via do seu RG. Muitos postos de atendimento não cobram a taxa para tirar o documento se o titular apresentar o BO. Algumas delegacias permitem que o portador abra o boletim pela internet, como acontece no estado de São Paulo pela Delegacia Eletrônica e no Rio de Janeiro na Delegacia Online. Em caso de roubo, determinadas ocorrências deverão ser feitas pessoalmente com informações sobre o assaltante e o local do ocorrido, mas caso você tenha apenas perdido o documento, não deixe de registrar um BO.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...