Saiba por que existe limite para empréstimo consignado

Saiba por que existe limite para empréstimo consignado

Entenda por que existe um limite para empréstimo consignado e como ele funciona. Confira!

Fazer um empréstimo consignado pode ser a solução quando um gasto inesperado aparece. E ele é recomendado principalmente porque costuma ter juros menores do que os do empréstimo pessoal. Isso acontece porque o pagamento das parcelas é descontado mensalmente do seu salário ou benefício, antes que o dinheiro tenha caído em sua conta, o que dá uma garantia ao banco de que você não vai atrasar as parcelas do empréstimo. Desta forma, é possível oferecer melhores condições na contratação.

É importante saber que, mesmo com as facilidades do empréstimo consignado, não é possível pegar o valor que você quiser emprestado porque existe um limite – também conhecido como margem consignável – que define quanto você pode pegar sem comprometer toda a sua renda. Confira como funciona!

Como funciona o limite do empréstimo consignado

Quando você decide procurar um empréstimo consignado precisa saber que existe um limite de crédito que você pode pegar – e este valor depende da sua renda. A regra funciona assim: o empréstimo consignado deve ter parcelas menores do que 35% do salário ou benefício do INSS que você recebe todo mês. Mas há um detalhe importante: 5% deste limite só poderá ser utilizado no cartão de crédito consignado.

Veja só um exemplo: se você recebe R$ 1 mil por mês, você pode ter uma parcela de no máximo R$ 350 por mês para pagar. Isso significa que o empréstimo que você vai pegar deve ter parcelas menores do que este valor.

Por que existe um limite no empréstimo consignado

O limite, ou margem consignável, existe para controlar os gastos do consumidor. Assim, o valor que ele consegue pegar no empréstimo consignado não vai comprometer toda a sua renda, evitando que ele fique endividado. Afinal, enquanto estiver pagando as parcelas do crédito consignado, que é descontado direto em folha, vai receber um valor menor do que está acostumado e, se a sua parcela do empréstimo consignado for muito alta, pode acontecer de não conseguir fechar o mês.

Atenção!

O ideal é que você tome a decisão de recorrer a um empréstimo consignado com calma e, antes de fechar negócio, avalie o quanto as parcelas vão comprometer o seu orçamento.

O que acontece com outros empréstimos?

Nesse caso, uma parte da sua renda já estará comprometida. Ou seja, o banco ou a financeira vai liberar um limite menor do que a sua margem para que a dívida não passe os 30% do seu benefício mensal.

Saiba mais sobre o empréstimo consignado

Esclareça 13 dúvidas importantes sobre o empréstimo consignado.

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...