Valor esquecido: Banco Central libera data de agendamento dos saques

Valor esquecido: Banco Central libera data de agendamento dos saques

Banco Central
Banco Central: instituição libera data para que usuários possam agendar o saque de valores esquecidos em instituições bancárias.

A partir da próxima segunda-feira (7) está liberado o agendamento para saque dos valores esquecidos em diversas instituições financeiras. De acordo com o Banco Central (BC), os cidadãos nascidos antes de 1968 e empresas criadas antes deste ano, poderão agendar a retirada do dinheiro.

A instituição ainda afirma que mais de 28 milhões de pessoas e empresas podem receber estes valores.

Para confirmar se existe valor a receber, o BC liberou uma ferramenta para pesquisas, o SVR. Esse sistema foi liberado ainda em fevereiro e gerou instabilidade logo nas primeiras horas. Isso porque o número de acessos foi muito maior que o esperado.

A estimativa, de acordo com o Banco Central, é que haja mais de R$ 8 bilhões a serem pagos aos brasileiros.

Para consultar é preciso que os usuários insiram o número do CPF ou CNPJ e a data de nascimento. Na tela seguinte é possível saber se há ou não dinheiro a receber.

De onde vem o dinheiro deixado nas contas?

A grande dúvida é: de onde vem o dinheiro? Segundo o Banco Central, ele é proveniente de contas bancárias encerradas, mas que ainda tinham saldo. Além disso, também existe dinheiro deixado em consórcios “esquecidos” pelos contratantes.

Também podem ser valores estornados ou deixados em contas que não possuem movimentação há muito tempo.

Liberação do agendamento pelo Banco Central

Como já citamos, os valores começam a ser liberados neste mês de março e isso acontece entre os dias 7 e 25.  

A data específica será informada no ato da consulta, quando haverá um pré-agendamento para o saque do valor disponível.

Vale ressaltar que os contemplados poderão utilizar o PIX para receber o valor, desde que a conta seja de mesma titularidade. O dinheiro será liberado através da conta do usuário no Gov.br. Quem ainda não possui uma conta deverá criar para poder ter o dinheiro depositado. 

Depois de fazer o agendamento, o cidadão deve retornar ao portal do Banco Central e conferir a data para acesso ao dinheiro. Caso perca o prazo, uma nova data deve ser marcada na repescagem, que acontece no dia 28/03 (segunda-feira).

Quer saber mais sobre esse tema? Que tal seguir nosso portal no Instagram @konkerobr? Deixe seu comentário.

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...