Agendar seguro-desemprego: como conseguir

Agendar seguro-desemprego: como conseguir

É possível fazer o agendamento do seguro-desemprego diretamente pelo telefone. Veja como!

Quem precisa agendar o atendimento para solicitar o seguro-desemprego pode fazer isso por telefone. Porém, a própria solicitação do benefício já pode ser feita pela internet, sem precisar agendar o serviço e comparecer presencialmente em uma unidade de atendimento.

Saiba como fazer o agendamento e como solicitar online o benefício.

Como agendar seguro-desemprego

Para agendar o atendimento de solicitação de seguro-desemprego, é preciso entrar em contato com uma das unidades das Superintendências Regionais do Trabalho. Esse agendamento deve ser feito pelo telefone 158.

Como solicitar o seguro-desemprego

É possível solicitar o benefício trabalhista presencialmente, pela internet, e também pelo celular, por aplicativo. Saiba como fazer em cada caso.

Atendimento presencial

O interessado em solicitar o seguro-desemprego presencialmente deve ir até uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), em um posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou em outros postos credenciados pelo Ministério da Economia.

Não deixe de verificar qual é a documentação necessária no site da unidade de atendimento que você escolher. Normalmente, os documentos exigidos são:

Solicitação pela Internet

Passo 1. Acesse o site da Secretaria de Trabalho e selecione a opção “Clique aqui para acessar os serviços para o Trabalhador e para o Empregador”.

Passo 2. Na opção “Seguro-desemprego”, clique em “Solicitar”.

Passo 3. Clique em “Iniciar”, no lado direito da tela.

Passo 4. Na tela seguinte, caso você já tenha um cadastro no portal do governo gov.br, selecione a opção “Já tenho cadastro”. Se você ainda não tem um cadastro, clique em “Quero me cadastrar” e depois em “Crie sua conta gov.br”. Se preferir, confira nesta matéria o passo a passo para fazer este cadastro (passos 2 a 8).

Passo 5. Faça o seu login com o seu CPF e senha.

Passo 6. Selecione a opção “Seguro-desemprego” e depois clique em “Solicitar Seguro-Desemprego”.

Você deverá colocar o número do requerimento que recebeu quando foi dispensado do seu trabalho e checar se todas as informações na tela estão corretas. Por fim, você deverá concordar com as regras e condições do benefício. Assim, sua solicitação será enviada.

Solicitação via aplicativo

Passo 1. Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital – disponível para Android e iOS – e clique em “Entrar”. Caso você ainda não tenha a sua CTPS na forma digital, clique aqui para saber como fazer a sua.

Passo 2. Faça o login com o seu CPF e senha na página de acesso do portal gov.br para acessar a sua carteira de trabalho digital.

Passo 3. Na aba “Benefícios”, no menu inferior, clique em “Solicitar”, na parte “Seguro-desemprego”.

Passo 4. Na tela seguinte, selecione a opção “Seguro-desemprego”. Caso você seja empregado doméstico, selecione a opção “Seguro-desemprego empregado doméstico”.

Passo 5. Insira o número do requerimento. Você deve encontrar este número no requerimento fornecido pelo seu empregador quando você saiu da empresa. Depois, siga os passos do aplicativo, informando os dados necessários para a solicitação.

Economize tempo e dinheiro solicitando o benefício diretamente pela internet ou celular!

Como receber o seguro-desemprego

Desde 24 de julho de 2020, os beneficiários não precisam ser clientes da Caixa para conseguir receber o valor do benefício diretamente em sua conta corrente ou poupança, podendo receber a quantia na conta de qualquer banco que esteja dentro do Sistema Financeiro Brasileiro. Assim, as parcelas serão creditadas automaticamente na conta informada. A conta deve estar no CPF do solicitante do seguro e não pode ser conta salário.

Quem não tem conta bancária, pode retirar o valor em qualquer Unidade Lotérica, Correspondente Caixa Aqui ou Autoatendimento da Caixa, mediante uso do Cartão Cidadão, além das agências da Caixa.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...