Entenda quais são os documentos necessários para tirar carteira de trabalho

Entenda quais são os documentos necessários para tirar carteira de trabalho

Um documento de identidade oficial e o CPF são alguns dos documentos necessários para tirar a CTPS. Veja quais são os outros!

Na emissão presencial da Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS), o cidadão precisa levar os documentos necessários, entre os quais está o RG e o CPF. Porém, hoje já é possível emitir o documento digitalmente, sem precisar sair de casa. Veja quais são os documentos necessários e como você pode tirar a carteira pela internet ou aplicativo para celular.

Documentos necessários para tirar Carteira de Trabalho

A emissão da CTPS pode ser feita de maneira presencial ou digital. No primeiro caso, os documentos necessário para o procedimento são:

Se você precisa tirar a 2ª via, você deve levar todos os documentos listados acima, exceto a foto, e também estes abaixo:

Como tirar a CTPS

Desde fevereiro de 2020, a emissão da carteira de trabalho deve ser feita, preferencialmente, por meios digitais. Isso significa que você não precisa mais ir até um posto de atendimento para tirar o documento, e os empregadores não podem mais exigir a versão em papel.

A emissão física só é obrigatória para os trabalhadores que atuam em órgãos federais, estaduais e municipais.

Todo cidadão que tem inscrição no CPF já tem uma carteira de trabalho digital. Você pode acessá-la pela internet, por meio do site da Secretaria do Trabalho, ou pelo seu celular, usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Nos dois casos, você terá que ter um cadastro no portal Gov.br, o portal de serviços eletrônicos do governo federal. Se você ainda não fez o seu cadastro, veja nesta matéria o passo a passo para esse procedimento (passos 2 a 8).

Emissão pelo celular

Passo 1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital pelo Google Play ou App Store e, ao abrir, clique em “Entrar”.

Passo 2. Faça o seu login inserindo o seu CPF e a sua senha do portal Gov.br.

Passo 3. Clique em “Autorizar” para permitir que o aplicativo tenha acesso aos seus dados pessoais. Isso é necessário para que o documento seja emitido. É possível que você tenha que confirmar alguns dados pessoais.

Emissão pelo computador

Passo 1. Acesse o site da Secretaria de Trabalho e clique na opção “Clique aqui para acessar os serviços para o Trabalhador e para o Empregador”.

Passo 2. Na parte de Carteira de Trabalho Digital, clique na primeira opção, “Obter”.

Passo 3. Na próxima página, clique em “Iniciar”, no lado direito da tela.

Passo 4. Clique em “Já tenho cadastro” e faça o seu login no portal Gov.br.

Passo 5. Na página principal do seu acesso, clique em “Carteira de Trabalho Digital” para acessar o documento.

Emissão presencial

Se você precisa emitir a versão física da carteira de trabalho, você terá que agendar o atendimento pelo telefone 158 ou enviando um e-mail para trabalho.uf@mte.gov.br – na parte “UF”, coloque a sigla do seu estado.

Você pode consultar a rede de atendimento do seu estado no site da Secretaria do Trabalho.

Feito o agendamento, basta comparecer ao local no dia e horário marcados com os documentos exigidos.

Preciso pagar para tirar a Carteira de Trabalho?

Não. A emissão da CTPS é gratuita, inclusive para a emissão presencial. Não é cobrado nenhum valor para tirar a 1ª via e nem para a 2ª, independente do motivo.

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