O que acontece se meu nome está sujo?

O que acontece se meu nome está sujo?

Uma das consequências de ter o nome sujo é ter dificuldades para pegar qualquer tipo de crédito. Saiba mais!

Se você está com o nome sujo, uma das coisas que podem acontecer com você é a grande dificuldade para pegar empréstimos, financiamento e até cartão de crédito. Para resolver essa situação, é fundamental que a dívida seja paga. Entenda melhor quais são os efeitos da negativação.

As consequências de estar com o nome sujo

Ter o nome sujo quer dizer que o seu nome e CPF estão em listas de empresas como Serasa, SPC e Boa Vista. Essas listas reúnem os consumidores que são maus pagadores e são consultadas pelas instituições financeiras e comerciais antes de ceder um tipo de crédito para o cidadão.

Dessa forma, ter o nome nessas listas pode dificultar quando for necessário fazer uma compra parcelada, um empréstimo ou financiamento. Isso porque a empresa, ao ver o seu nome na lista de maus pagadores, vai entender que você não tem condições para arcar com o crédito que está solicitando, representando um risco de inadimplência para ela.

Esse procedimento acontece para dar mais segurança às lojas, bancos e empresas, evitando que elas levem calotes.

Por isso, se você está com o nome sujo, tente resolver o problema o quanto antes. Entre em contato com a empresa que possui a dívida e tente realizar uma negociação para quitar o débito em aberto. O ideal é tentar resolver o valor o mais rápido possível, para que a dívida não fique cada vez maior com o tempo e para que o seu nome fique limpo de novo.

O número de inadimplentes no Brasil ultrapassou a casa dos 63,5 milhões, segundo dados da Serasa Experian em janeiro de 2020. Para sair deste grupo, veja abaixo o que fazer para regularizar a sua situação e limpar o seu nome.

Troque dívidas caras por uma mais barata! Com juros a partir de 0,75% ao mês, o refinanciamento de imóvel da Creditas está entre as melhores alternativas do mercado. Solicite a sua proposta clicando aqui.

Como faço para limpar o nome?

Para acertar a sua dívida e colocar as contas no eixo, é fundamental estar disposto a mudar hábitos financeiros. Antes de tudo, faça um planejamento financeiro e saiba todos os valores que compõem o seu orçamento, incluindo despesas e entradas (a sua renda). Com isso, você poderá saber qual o valor que pode pagar por mês para quitar as suas dívidas sem correr o risco de gerar uma nova dívida com a negociação.

Depois, procure negociar os débitos em aberto com a empresa. Estude bem a proposta para não adquirir mais uma dívida e continuar com o nome sujo. Assim, aperte o cinto, pague as parcelas em dia e procure não fazer grandes gastos.

Gostou das dicas? Confira os 5 passos para limpar o nome.

Veja também!

Veja mais

Mais recentes

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

Pagamentos do 13º salário do INSS começam nesta segunda-feira (13). A antecipação vai beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros. ,[object Object], ...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz: fintech anuncia a criação de seu primeiro cartão de crédito sem anuidade. Veja quem poderá ter acesso ao novo produto.,[object Object], ...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Auxílio Brasil: governo libera parcelas para novo grupo nesta sexta-feira (22); Saiba como fazer o saque dos valores. ,[object Object], ...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

A maior parte do dinheiro emprestado pelo Microcrédito da Caixa foi direcionado aos negativados. Veja como funciona o empréstimo.,[object Object], ...