Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Pix para empresas: as vantagens do sistema de pagamentos

Pix para empresas: as vantagens do sistema de pagamentos

O Pix estará disponível para pessoa jurídica. Veja quais são os pontos positivos do novo sistema de pagamentos para seu negócio. Pessoa física e pessoa jurídica terão o Pix como forma de pagamento e recebimento nos próximos dias. Com o sistema de pagamentos instantâneos, correntistas receberão quantias em poucos segundos, além de ter a possibilidade […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

O Pix estará disponível para pessoa jurídica. Veja quais são os pontos positivos do novo sistema de pagamentos para seu negócio.

Pessoa física e pessoa jurídica terão o Pix como forma de pagamento e recebimento nos próximos dias. Com o sistema de pagamentos instantâneos, correntistas receberão quantias em poucos segundos, além de ter a possibilidade de fazer transferências em qualquer dia da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Ficou interessado? Veja abaixo 7 vantagens de utilizar o Pix em seu negócio e conheça mais sobre o novo sistema do Banco Central.

1. Transações feitas diretamente com o banco

Quem tem um setor de vendas na empresa ou trabalha diretamente com comércio costuma ter uma maquininha de cartão. A cada venda realizada pelo equipamento, uma porcentagem é direcionada para a fabricante da maquininha. Desse modo, o valor recebido é menor.

Uma das vantagens do Pix para empresas está diretamente nos encargos cobrados sobre transações. Isso porque eles são menores e podem ser até gratuitos em alguns bancos e fintechs. Ou seja, o dono do negócio pode garantir o valor completo da sua venda, já que não precisa de serviços intermediários.

2. Recebimento instantâneo de valores

Como não é necessário contar com outras empresas para receber pagamentos, o recebimento das vendas é imediato. O Pix é um pagamento instantâneo, então o empreendedor não precisa esperar alguns dias para receber pagamentos e movimentá-los em seu negócio. O dinheiro cai na conta corrente PJ após alguns segundos.

O recebimento instantâneo promovido pelo Pix está disponível em qualquer horário e dia. Por isso, quem trabalha nos finais de semana também não precisa esperar até a próxima segunda-feira ou dia útil para receber e movimentar os valores. Diante disso, o sistema ajuda no fluxo de caixa e capital de giro da empresa.

3. Operações mais baratas

O Banco Central estabeleceu o custo de R$ 0,01 a cada 10 transações do Pix. Para pessoa física, não haverá custos para fazer o pagamento instantâneo. Em contrapartida, os bancos poderão cobrar de empresários, microempreendedores e outros clientes que tiverem conta corrente para pessoa jurídica. O serviço será cobrado em alguns casos por conta do número maior de Pix que podem ser feitos ao longo do mês.

Mesmo assim, as tarifas tendem a ser menores que outros tipos de transferências e pagamentos, já que o Banco Central estipulou um preço menor para a operação. A melhor opção é conferir os valores do serviço junto ao banco e a disponibilidade de um plano com mais transferências inclusas.

4. Menos custos com pagamentos internos

Além de receber pagamentos de clientes, o Pix facilita transações internas da empresa. Quem paga fornecedores e empresas parceiras com certa frequência tem a opção de fazer o pagamento instantâneo e agilizar os processos internos do seu negócio. Além disso, o profissional conta com mais transferências ao longo do mês de trabalho.

O Pix também é uma opção para pagar o salário de funcionários. Em alguns meses, o dia de recebimento pode cair fora de um dia útil. Para não ter que adiar o pagamento do salário, a melhor alternativa é fazer a transferência instantânea da quantia. Desse modo, o funcionário não precisará atrasar contas pessoais e outras dívidas pendentes.

5. Disponível 24 horas por dia

A TED e o DOC são os principais serviços bancários utilizados para enviar dinheiro. Essas transferências são feitas apenas em dias úteis e dentro do horário bancário. O Pix, por outro lado, está disponível a qualquer momento no internet banking e via aplicativo, de domingo a domingo. Ou seja, não é necessário esperar o horário bancário para concluir a operação de pagamento. Conheça outras diferenças entre o Pix, a TED e o DOC.

6. Compatibilidade com outros recursos de pagamentos

O Pix é efetuado utilizando uma chave de endereçamento, mas também é possível validar o pagamento instantâneo pela leitura de QR Code. O código gerado em cobranças pode ser simplificado (QR Code Estático) ou armazenar outras informações sobre a compra, pedido ou acordo feito na compra (QR Code Dinâmico).

Atualmente, o tempo de aprovação de compras online e em lojas físicas pagas à vista com boleto bancário é de até 2 dias úteis. Com o Pix, a empresa receberá o dinheiro no ato da compra, efetuando a emissão da nota fiscal e liberando o pedido para o cliente em menos tempo.

7. Fluxo de dados com informações da transferência

O QR Code pode trazer diferentes informações sobre a transação do Pix, por isso, alguns dados da transação ficarão anexados. Entre eles estão data de vencimento e informações gerais da compra. Nesse sentido, o QR Code Dinâmico, por exemplo, facilitará compras online e cobranças em outros meios eletrônicos.

Afinal, o Pix é seguro para empresas?

O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central com o objetivo de melhorar transações bancárias e aumentar a variedade de operações que podem ser feitas em bancos e empresas. Antes de ser lançado, o sistema de pagamentos instantâneos passou por diferentes testes e verificações que garantem um bom funcionamento e a segurança no dia a dia.

As transferências e pagamentos feitos pelo Pix seguem protocolos de segurança bancária e protegem os dados dos clientes. Mas é necessário ter alguns cuidados, entre eles está a inscrição das chaves Pix. O cadastro dos dados deve ser feito apenas nas plataformas do banco. Isso evita problemas com fraudes e roubos de informações pessoais. Saiba mais sobre as chaves Pix.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes